A rentrée da Gradiva vai conhecer o seu epicentro em Outubro, mês que verá a publicação de “Ouvir com Outros Olhos”, um novo livro de ensaios de João Lobo Antunes, que mistura uma escrita admirável, um pensamento humanista luminoso e uma erudição singular. O nome maior do ensaio português do nosso tempo? Há quem diga que sim.
De Joaquim Silva Pinto sairá também um novo livro – ainda sem título -, composto por retratos tirados muito perto de Salazar, Marcelo Caetano e de Mário Soares, como só quem esteve pertíssimo deles podia escrever. E onde há também Portugal, desilusão e esperança, sempre resgatado.
Porventura a mais bela obra de Eduardo Teixeira Coelho, “Os Doze de Inglaterra” tem também Outubro no horizonte, onde surgirá pela primeira vez editada em álbum numa edição criteriosa e cuidadamente preparada por José Ruy – outro grande nome da BD, discípulo e grande amigo de Eduardo Teixeira Coelho.
Para Novembro o destaque maior vai para a publicação de “História das Terras e dos Lugares Lendários”, temática em que Umberto Eco se sente como peixe na água, num livro que promete ser também visualmente admirável. Mas há também, de Eduardo Lourenço, a “Correspondência com José-Augusto França”, uma troca de ideias, lucidíssima e estelarmente reveladora, entre dois vultos maiores da cultura e da sociedade portuguesa.
Outras Rentrées:
20|20
Abysmo/Arranha-Céus
Antígona
Bertrand/Círculo
Cavalo de Ferro
Clube do Autor
Companhia das Ilhas
Dom Quixote
Editorial Presença
Máquina de Voar
Orfeu Negro
Parsifal
Pato Lógico
Penguin Random House
Porto Editora
Planeta
Planeta Tangerina
Saída de Emergência
Tinta da China
Sem Comentários