Os The National, banda que provavelmente partilha com os dEUS o estatuto de mais concertos em terras lusitanas – no que toca a bandas estrangeiras -, são a primeira confirmação para o Vodafone Paredes de Coura 2019, festival que regressa à Praia Fluvial do Taboão nos dias 14, 15, 16 e 17 de Agosto do próximo ano.
Confirmados estão também o chill pop do norueguês Boy Pablo, uma estreia em Portugal, o mundo de fusão do duo parisiense Acid Arab, o hip-hop, grime e garage de Kamaal Williams e a genialidade dos Car Seat Headrest, banda liderada por Will Toledo.
Para além dos bilhetes diários e do passe para os quatro dias, está já disponível o Fã Pack Fnac Vodafone Paredes de Coura 2019, em FNAC.PT e nas LOJAS FNAC em Portugal, por 90€. Além do passe geral, que inclui acesso a todos os dias do festival, o Fã Pack FNAC inclui ainda um T-Shirt oficial exclusiva.
À boleia do press release, deixamos uma espécie de CV resumido das primeiras confirmações para Paredes 2019.
The National (14 Agosto)
No início da carreira internacional, a banda norte-americana actuou pela primeira vez no palco do Vodafone Paredes de Coura, em 2005, ao som do recém lançado “Alligator”. Espectáculo intenso caracterizado pela melancolia que transpareceu na voz de Matt Berninger. Foi ao som de “Mr. November”, “Secret Meeting” e “Lit Up” que Matt Berninger, Aaron Dessner, Bryce Dessner, Scott Devendorf e Bryan Devendorf se consagraram como uma das futuras promessas do indie rock.
Misturas de elementos do country-rock alternativo, chamber pop, bem como post-punk e o rock, fizeram os primeiros álbuns ganhar um pequeno clube de fãs e elogios da crítica no mundo da música, mas foi com o LP “Boxer” (2007) que a banda natural de Ohio, fez história. O quarto disco de estúdio marcou a mudança nas influências da banda com um som expansivo e orquestral a completar as letras mais líricas e introspectivas do vocalista e compositor.
Vencedor do National Grammy Award na categoria de Melhor Álbum de Música Alternativa, “Sleep Well Beast” (2017), o mais recente disco dos norte-americanos, continua a navegar em vastas e instrumentais paisagens sonoras, com temas como “The System Only Dreams In Total Darkness”, “Day I Die” ou “Nobody Else Will Be There”.
Boy Pablo (15 Agosto)
Nicolas Pablo Muñoz provou o poder da Internet quando, desde a chuvosa cidade de Bergen virou sensação com os vídeos de pop espirituoso que fazia com a ajuda dos amigos. O algoritmo do Youtube deu uma ajuda e a reprodução automática do vídeo de “Everytime” fê-lo chegar a novos olhos, e ouvidos, que se renderam à indie do norueguês. Depois
do primeiro EP, auto-produzido, “Soy Pablo” chegou em 2018 e mostrou que, que apesar dos 19 anos do músico, o seu som fresco e único envolve mais talento do que sorte com a Internet, com harmonias ricas e melodias fáceis de acompanhar.
Acid Arab (15 Agosto)
Inspirados pela multiculturalidade da cidade de Paris, os DJ’s Guido Minisky e Hervé Carvalho formaram os Acid Arab. Nascidos no meio transcultural que é a cidade parisiense, o duo tinha como propósito abrir espaço para a cultura árabe no mundo da música electrónica contemporânea. Em 2016, editaram “Musique de France”, o álbum de estreia que reforça a sonoridade sincera e profunda que surge nos temas dos Acid Arab. Não são colagens, não é uma apropriação, nem mesmo uma fusão, apenas encontros de igualdade entre diversos mundos.
Kamaal Williams ( 17 Agosto)
Kamaal Williams é o projecto do versátil artista Henry Wu. Teclista e produtor traz nas suas raízes influências das fortes sonoridades das rádios pirata de Peckham. Hip-hop, grime e garage são alguns dos estilos musicais que o caracterizam. Misturas de jazz repletas de texturas, sons e sinais de uma cidade demasiado saturada é o que se ouve em “The Return” (2018), o mais recente álbum do visionário compositor.
Car Seat Headrest (15 Agosto)
Car Seat Headrest surgiu inicialmente como um projecto a solo de Will Toledo. Gravações em carros, quartos ou outros espaços solitários, levaram o compositor a produzir mais de uma dezena de álbuns antes de chegar à Matador Records. Em 2015, Car Seat Headrest passa a quarteto e lança, nesse mesmo ano, o primeiro álbum. “Teens of Style” mostra o equilíbrio perfeito entre melodia e distorção, o que proporcionou inúmeras críticas positivas no panorama musical. O tão aclamado _Teens of Denial _surge no ano seguinte enquanto 2017 foi escolhido para a re-edição do clássico “Twin Fantasy”, originalmente lançado em 2011. Em “Twin Fantasy (Face to Face)” voltamos a sonhar ao som de “Bodys”, “My Boy (Twin Fantasy)” e “Sober to Death”.
Sem Comentários