Continuam a bom ritmo as confirmações para o cartaz do Ageas Cooljazz 2025, que se realiza em Cascais entre os dias 4 e 31 de Julho. Depois da última actualização que fizemos por aqui, juntaram-se ao cartaz Tindersticks, Ganso, Ezra Collective, Jordan Rakei e Masego. Ficam as apresentações.
26 Julho
Tindersticks + Ganso
Comandados pela voz inconfundível de Stuart Staples, os britânicos Tindersticks estreiam-se no Ageas Cooljazz 2025, onde apresentam o seu mais recente álbum “Soft Tissue”, que inclui os temas “New World”, “Don’t Walk, Run”, “Falling, the Light” e “Soon to be April”. Segundo a publicação The Guardian, o novo álbum de Tindersticks vai “do soul dos anos 70 às cordas brilhantes, o traje de culto continua a iluminar as periferias da música pop, celebrando a beleza nas pequenas coisas” (4\ 5 estrelas). A sonoridade dos Tindersticks apresenta uma atmosfera específica, com influências várias de laivos que vão do rock alternativo a ambientes jazzy, tendo como resultado um conjunto de composições complexas, melancólicas e intimistas.
Juntos desde 2015, Luís Ricciardi, João Sala, Miguel Barreira, Gonçalo Bicudo e Diogo “Horse” Rodrigues – os Ganso -, criam o terceiro e novo álbum “Vice Versa” (Outubro 2024), que inclui temas como “Sorte Minha”, “Fetiche Fonético” ou “Papel de Jornal”. O primeiro álbum da banda foi editado em 2017, foi “Pá Pá Pá”, seguindo-se “Não Tarda” em 2019.
15 Julho
Ezra Collective + Jordan Rakei
Os Ezra Collective juntam-se ao cartaz do Ageas Cooljazz para uma noite que une o que de mais refrescante se faz no jazz mundial. Vencedores do Mercury Music Prize Award 2023, tornaram-se uma banda de culto inglesa, juntando influências de hip-hop, salsa, dub, reggae e Chicago House, tornando o seu som do diferenciador e cativante.
O colectivo conta ainda com 4 nomeações na edição dos BRIT Awards 2025, nas categorias de Mastercard Album of the Year, Group of the Year, Best New Artist e Alternative/Rock Act. O o novo álbum, “Dance, No One’s Watching” (Setembro 2024), que conta com participações de Olivia Dean, Yazmin Lacey, M.anifest e Moonchild Sanelly.
Na mesma noite, o festival volta a receber Jordan Rakei, que apresenta o seu novo álbum “The Loop” (Maio 2024), que para o artista é o seu trabalho mais ousado e cinematográfico. Multi-instrumentista, Rakei apresenta um novo concerto, visitando alguns dos seus projectos anteriores. A sua música navega entre a soul, o jazz e o hip-hop, tendo colaborada com artistas como Tom Misch, Loyle Carner, and Barney Artist. As suas principais influências são The Roots, D’Angelo ou Stevie Wonder.
O cantor e produtor australiano, sediado em Londres, traz ao Ageas Cooljazz um novo álbum que aborda o grito político ao luto da amizade, passando por uma ode sentimental ao filho pequeno, a quem dedica o álbum.
31 Julho
Masego
Com quatro álbuns de estúdio editados, Masego criou uma narrativa própria. Desenvolveu um estilo particular, o “traphousejazz”, que reflecte as suas influências urbanas, cruzando o jazz, música electrónica e o trap. Temas como “Tadow” e “Navajo” mostram a procura por uma sonoridade pessoal, criada e produzida pelo artista. Masego aborda nos seus trabalhos temáticas como o amor e a exploração da identidade.
A estreia no Ageas Cooljazz será em torno dos trabalhos editados, como “Lose Thoughts” (2016), “Lady Lady” (2018), “Studyind Abroad: Extended Stay” (2020) (indicado aos Grammy Awards de 2022, na categoria ‘Melhor Álbum de R&B Progressivo’) e “Masego” (2023).
Promotora: Live Experiences
Sem Comentários