Quem ouvir falar em Villagers, provavelmente dará por si a pensar numa banda com uma pequena aldeia lá dentro, muito ao estilo dos irredutíveis gauleses. Puro engano. Os Villagers são a banda de uma pessoa só, pelo menos no que diz respeito ao processo criativo: o cantautor irlandês Conor J. O’Brien, especialista em canções atmosféricas tomadas de assalto pela indie folk, a pop de câmara ou o rock e a pop com um penteado mais clássico.
Os Villagers nasceram no período tardio dos anos 2000, quando O’Brien começou a trabalhar a solo após os Immediate terem dado por concluída a sua curta e esquecível carreira. Um EP de quatro temas foi lançado em 2009, tocado integralmente pelo músico irlandês, que desde logo percebeu que teria de ter companhia para que as suas ideias de grandeza pudessem ser partilhadas ao vivo. Dessa forma, Tommy McLaughlin, Danny Snow, James Byrne, e Cormac Curran foram convidados a pernoitar na aldeia e lá têm dormido sonho após sonho.
O burburinho foi tal que a banda foi convidada a fazer as primeiras partes dos concertos de Neil Young e Tracy Chapman e, em 2010, o seu disco de estreia – “Becoming a Jackal” – foi lançado pela Domino Records. Dois anos depois surgia “The Waves,” que juntava uns pozinhos de electrónica à indie folk e, em 2015, voltava a introspecção com a edição de “Darling Arithmetic”, onde os Villagers faziam contas à intimidade. Já este ano saiu “Where Have You Been All My Life”, uma sumptuosa rodela gravada durante um dia nos estúdios da RAK, tendo a maior parte das canções sido gravadas durante um único take. No dia 14 de Julho, o Palco EDP será a pequena aldeia de Conor J. O’Brien e amigos.
Super Bock Super Rock 2016
14 a 16 Julho
Parque das Nações, Lisboa
Comprar Bilhete
Sem Comentários