Samara Joy, vocalista sensação do universo jazzístico, tem já passagem aérea marcada para Portugal, onde irá realizar dois concertos no próximo ano: 1 de Março na Casa da Música (Porto); e a 3 de Março na Aula Magna (Lisboa).
Com três vitórias nos Grammy e um álbum de estreia no topo das tabelas, a cantora de 24 anos é uma das estrelas da prestigiada editora Verve Records, e é apontada como a primeira estrela vocal de jazz da Geração Z. O New York Times elogiou a “estrela em ascensão de voz sedosa” por “ajudar o jazz a dar uma guinada jovem“, enquanto a NPR designou-a como “cantora de jazz clássica de uma nova geração“.
Em Fevereiro de 2023, Samara levou para casa dois Grammy, para Melhor Álbum de Jazz Vocal por “Linger Awhile” e na categoria de Melhor Novo Artista. Num período relativamente curto, fez uma digressão pela Europa e pelos EUA, fazendo paragens em festivais como o Newport Jazz Festival, o Monterey Jazz Festival, o Montreal Jazz Festival, o Barbican Center em Londres, o Nice Jazz Festival e a Philharmonie Paris. Nesse mesmo ano, foi também cabeça de cartaz em locais emblemáticos, incluindo espectáculos esgotados no Village Vanguard, no Apollo, no Rose Hall do Jazz at Lincoln Center e no Blue Note Jazz Club, na sua Nova Iorque natal.
Já este ano, na 66ª edição dos prémios Grammy, acrescentou à sua colecção de distinções o prémio de Melhor Performance de Jazz, pelo seu single “Tight”. A faixa, auto-produzida, apresenta Joy com a sua banda de trabalho (o pianista Luther Allison, o baixista Mikey Migliore e o baterista Evan Sherman), e foi gravada nos lendários Electric Lady Studios, em Nova Iorque. Mais recentemente, lançou o single “Why I’m Here”, música que faz parte da banda sonora do filme Shirley, da Netflix, protagonizado pela vencedora do Oscar Regina Kin.
–
Promotora: Uguru
Sem Comentários