Acontece entre os dias 19 e 22 deste ano mas, por esta altura do campeonato, já todos temos medo de ficar sem música quando o Verão chegar. Façamos figas para que o bicho se vá embora e conheçamos os últimos nomes confirmados no cartaz do Vodafone Paredes de Coura que não tinham sido anunciados por aqui: The Murder Capital, HAAi e Explosions in the Sky (na foto).
Através dos profundos e catárticos elementos de post-punk, a música dos irlandeses The Murder Capital explora o lado mais sombrio da sociedade. Apesar de cada um dos cinco elementos surgir de diferentes locais da Irlanda, foi enquanto estudantes da BIMM – Music College de Dublin que a banda liderada por James McGovern e Damien Tuit deu os primeiros passos na indústria da música. Juntamente com Diarmuid Brennan, Cathal Roper e Gabriel Paschal Blake, o quinteto lançou o single de estreia “More Is Less” em 2018 e, graças ao furor online, a banda de post-punk ganhou a atenção da crítica especializada. O primeiro disco “When I Have Fears” surgiu pouco tempo depois, em 2019, e contou com a produção de Mark Ellis (Flood).
HAAi, DJ/produtora natural de Londres, traçou como objectivo realçar as características psicadélicas inerentes à dance music. O gosto musical de HAAi, único e diversificado, desmistifica detalhes e personagens escondidos em cada uma das faixas. Os seus sets navegam entre linhas de baixos fortes, em pausas que explodem num estrondoso techno e inúmeros elementos de percussão. Residente no prestigiado clube londrino Phonox, onde durante dois anos foi responsável pelas longas noites de sábado à noite, a música de HAAi alcançou milhares de seguidores que a acompanharam em eventos memoráveis como o Sónar Festival, Glastonbury e Boiler Room.
Graças às intensas performances ao vivo que desde o início da carreira os Explosions in the Sky são referidos como o próximo fenómeno do indie rock experimental. Eventualmente, esse sucesso materializou-se, e para além da atenção captada pela indústria musical, os seus temas são muitas vezes utilizados em bandas sonoras de filmes, séries televisivas e videojogos. O quarteto natural do Texas, que já conta com mais de 20 anos de carreira, é composto por Mark Smith e Munaf Rayani nas guitarras, Michael James no baixo e Christopher Hrasky na bateria. O primeiro disco, “How Strange, Innocence” (2000) foi lançado através da editora independente Temporary Residence e desde então surgiram mais oitos álbuns que continuam a afirmar Explosions in the Sky como uma das principais bandas do movimento post-rock internacional.
Os passes gerais podem ser adquiridos na App oficial do festival, bol.pt, Eventbrite, See Tickets e locais habituais (FNAC, CTT, El Corte Inglés,…) pelo preço de 110€. Está também disponível a compra do passe geral para o festival através do site da Via Verde, este inclui também estacionamento gratuito, 25% desconto na portagem e ainda 8€ em combustível.
Promotora: Ritmos
Sem Comentários