De distribuidora/editora de discos a clube nocturno. Foi mais ou menos este o percurso do Sabotage que, desde 2013, se transformou num dos clubes lisboetas onde o rock`n`roll se sente mais em casa.
Falar do Sabotage implica, porém, recuar a 1999 e referir a Zounds, editora e promotora de eventos. Ambas as empresas dedicavam a sua actividade à música através da representação e distribuição de editoras nacionais e internacionais em Portugal. Da edição discográfica de artistas nacionais à produção de eventos, ao longo dos anos foram apresentados ao público nacional nomes como os de Eagles of Death Metal, Bon Iver, Swans, Calexico, Explosions in the Sky, Devendra Banhart ou Black Mountain, entre muitos outros. Representaram em Portugal editoras como a Soul Jazz Records, Young God Records, In The Red, Touch and Go, Sonic Youth Records, Secretly Canadian, Soundway, Strut, Ipecac, K Records, DFA Records, Suicide Squeze, Temporary Residence, Asthmatic Kitty, Takoma, Vengeance Records, Dischord, Italians do it Better, Light in the Attic, Ba Da Bing!, Durtro/Jnana, Badman, Web of Mimicry, ATP Recordings e uma série de outras do universo independente.
Com o aparecimento da era digital e a consequente queda do mercado dos discos, o sonho do club de rock´n´Roll começou a ganhar forma, levando à criação do Sabotage Rock’n’Roll Club, que veio dar a Lisboa um espaço com uma programação semanal e regular de eventos, dedicado ao Rock’n’Roll e às suas mais variadas vertentes, no espírito dos míticos Rock Rendez-Vous e CGBG. Em quatro anos foram mais de 500 os concertos que o Sabotage acolheu, recebendo gente tão ilustre como Mão Morta, Pop Dell´Arte, Toy, Motorama, Legenday Tigerman, Parkinsons ou King Khan.
A festa do 4º aniversário do Sabotage irá durar 4 dias, começando com os Capitão Fantasma, um regresso aos palcos mas também ao Sabotage. Memória de Peixe, Alek Rein e Cave Story alimentam o contingente nacional. Tav Falco chega com os Panther Burns, pioneiros da cena garage/psychobilly juntamente com os The Cramps, que regressam a Portugal para um concerto único. Também os Repórter Estrábico voltam aos palcos depois de um interregno de 10 anos.
Programa*:
27 Abril
Capitão Fantasma + DJ Serotonin (Graveyard Thrills), Nuno Rabino (Sabotage)
28 Abril
Memória de Peixe, Alek Rein, Cave Story + DJ Mário Lopes (Público), António Manuel, Nuno Rabino (Sabotage).
29 Abril
Tav Falco Panther Burns + DJ A Boy Named Sue (Kaleidoscope/Chills & Fever), Johnny Chase, Nuno Rabino (Sabotage)
30 Abril
Repórter Estrábico, Sacapelástica + DJ Tiago Castro (SBSR fm), Dr.Feelgood (Sabotage/Zounds), Nuno Rabino (Sabotage)
*Todos os dias a porta abre às 22:00, começando os primeiros concertos às 22:30. A festa termina sempre às 06:00, excepção feita ao primeiro dia que manda toda a gente para casa às 04:00.
Sem Comentários