Com uma ilustre carreira de 25 anos e uma extensa discografia, Rodrigo Leão é uma figura de relevo na música nacional. Músico de mil faces, fez parte de bandas seminais como os Sétima Legião e os Madredeus e explorou inúmeras direcções musicais na carreira a solo – desde as bandas sonoras à electrónica, passando pelo minimalismo, pela música clássica e pelo instrumental: uma montanha de sons. Todas estas facetas têm em comum aquela muito portuguesa veia melancólica, carregada de dramatismo, e ao mesmo tempo repleta de cinema e de ambientes orquestrais.
Habituado a angariar vozes convidadas para as suas partituras, Rodrigo Leão pensou no timbre dramático do cantor australiano Scott Matthew para abrilhantar “Terrible Dawn”, assombroso tema de “A Montanha Mágica”, álbum de 2011. Posteriormente fizeram alguns concertos juntos, compuseram outro tema inédito chamado “Incomplete” e continuaram a trocar e-mails entre Lisboa e Nova Iorque. A ideia era construir uma nova música, mas a coisa correu tão bem que acabaram por fazer um álbum inteiro chamado “Life is Long”.
Os dois melancólicos amigos têm vindo a apresentar o disco conjunto numa longa digressão, que teve início no Outono de 2016, e chega agora a vez de desfilarem os seus temas no Grande Auditório do CCB, num concerto agendado para o próximo dia 22 de Março. Oportunidade de ouro para testemunhar o entendimento perfeito entre estes dois músicos notáveis.
Sem Comentários