Os Tindersticks estão de regresso a Portugal para apresentar “No Treasure But Hope”, o 11º disco da sua carreira, provavelmente um dos seus mais acessíveis e felizes, a que não faltam os seus primorosos arranjos. A digressão mundial de apresentação do novo trabalho teve início em Janeiro, e contará com 5 concertos em Portugal: a 17 de Fevereiro tocam no Teatro das Figuras, em Faro. A 18 do mesmo mês actuam na Aula Magna, em Lisboa, a 20 no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, a 21 no Convento São Francisco, em Coimbra, e a 22 na Casa da Música, no Porto.
Formados em Londres em 1992 por Stuart A., David Boulter e Neil Fraser, juntaram-se no final dos anos 2000 aos três membros fundadores, Dan McKinna e Earl Harvin Jr., rejuvenescendo o som da banda. Com dez álbuns de estúdio e oito bandas sonoras para filmes da célebre realizadora Claire Denis, os Tindersticks continuam a ultrapassar fronteiras e a explorar as texturas e a emoção da sua música.
Nos últimos 25 anos foram presença regular nas mais prestigiadas salas de espectáculos da Europa, tendo recentemente sido convidados para fazer a abertura do programa inaugural das novas Philharmonie de Paris e Philharmonie de Hamburgo, colaborando frequentemente com orquestras, músicos convidados e vocalistas. Gravaram também vários duetos com artistas como Lhasa de Sela, Mary Margaret O’Hara e Isabella Rossellini. A sua música tem sido usada em instalações de arte, projectos de dança e teatro, desfiles de moda e inúmeros filmes e produções para televisão. Em 2014, foram convidados para criar paisagens sonoras orquestrais para o Museu In Flanders Fields, WW1, em Ypres, Bélgica.
O penúltimo álbum, ‘The Waiting Room’ (editado em 2016 e que marcou a última visita do grupo ao nosso país), originou também uma colaboração com o Clermont-Ferrand International Short Film festival em que a banda esteve envolvida na criação de uma colecção de filmes feitos especificamente para a sua música.
Em 2017 Staples realizou o seu primeiro filme – ‘Minute bodies: The intimate world of F. Percy Smith’ que foi apresentado no IndieLisboa desse mesmo ano, com a presença do realizador. ‘High Life’ (2018), o aclamado filme de Claire Denis, foi o projecto seguinte. Staples compôs a música e a banda contribuiu com o tema ‘Willow’ cantado pelo actor Robert Pattinson. O mais difícil agora será mesmo conseguir um bilhete.
Promotora: Locomotiva Azul
Sem Comentários