O Outono parece ter perdido a timidez, sinal de que uma nova temporada está a rebentar na Galeria Zé dos Bois em Lisboa, carinhosamente tratada por ZDB ou, em dias mais atrevidos, por Aquário. É certo que por aqui não demos a devida atenção a concertos como o dos Fire!, mas há ainda muita coisa para destacar.
A produtora Hiro Kone foi um dos destaques deste ano do Festival Atonal em Berlim, e estreia-se na ZDB no dia 12 deste mês. Uma noite que conta ainda com o saxofonista Pedro Sousa na na primeira parte.
No dia seguinte será tempo de escutar “O Carro de Fogo” de Sei Miguel, um projecto colaborativo que regressa com uma formação apurada: para além do trompete e das orquestrações do líder, temos Fala Mariam e Nuno Torres, respectivamente Trombone e Saxo Alto, Bruno Silva na Guitarra, Pedro Lourenço no Baixo e André Gonçalves nas teclas, não esquecendo Raphael Soares e o grande Luís Desirat, ambos na percussão.
Tzusing, o produtor de techno que está a gerar ondas em todo o mundo, actua pela primeira vez em Portugal a 17 de Outubro.
O melhor da folk está guardado para os dias 24 e 26 de Outubro. A 24, Meg Baird & Mary Lattimore interrompem a tour com Kurt Vile para tocar na ZDB, e dois dias depois é a vez dos Olden Yolk, o novo projecto de Shane Butler (Quilt) com Caity Shaffer.
Novembro começa com o regresso da já conhecida noite Bola de Cristal (dia 2), com Hieroglyphic Being (live) e os DJs Black e Snake Radikal.
A noite de dia 9 fica entregue a Eartheater, que regressa ao Aquário para apresentar o seu terceiro longa-duração, “Irisiri”, editado este ano pela PAN Records, cabendo a abertura a Simão Simões.
Dia 14 de Novembro assistirá à estreia de Equiknoxx ft Shanique, enquanto que o rock de Paul Jacobs terá por sua conta a noite de 16 de Novembro. O grande destaque vai para a presença de Ryley Walker (na foto acima), que nos traz o seu folk requintado no dia 22.
Dezembro (dia 3) começa em grande com os Kikagaku Moyo, que vêm apresentar “Masana Temples”, a nova rodela gravada em Lisboa com a produção de Bruno Pernadas. Quanto a JASSS, apresentará na noite de 6 do mesmo mês o trabalho desenvolvido em residência de criação artística na Addac System – e na ZDB em colaboração com o Matadero Madrid.
Sem Comentários