No próximo dia 2 de Outubro, o Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa, recebe a visita do ilustre pianista Lubomyr Melnyk, um pioneiro que consegue tocar com a mesma velocidade com que Lucky Luke saca do revólver para disparar uma bala certeira.
Foi com “Fallen Trees”, lançado no final de 2018, que Lubomyr Melnyk surgiu perante uma nova geração de ouvintes, a que ajudou também o empurrão de parceiros de teclado como Nils Frahm e Peter Broderick, que não se têm cansado de trazer o seu nome para os escaparates. Até então, este compositor e intrépido aventureiro do piano foi calcorreando caminho na penumbra da visibilidade.
Foi durante a sua estadia em Paris, no início dos anos 70, que Melnyk viu na dança um estímulo para compor em modo contínuo, criando a técnica que viria a conduzir praticamente toda a sua carreira. A sua estrondosa agilidade — que ainda lhe vale vários recordes de velocidade — preparou-o para perscrutar o piano como poucos o fizeram até hoje, compondo com total domínio dos harmónicos e reverberações que o instrumento pode fazer, como se criasse um fantasma musical que o acompanha nos seus temas.
Os bilhetes valem 14€ (descontos) e estão disponíveis aqui.
Sem Comentários