A Culturgest recebe, já amanhã, Eric Revis, aquele que muito boa gente diz ser um dos mais proeminentes contrabaixistas e compositores da atualidade. A ocasião servirá de apresentação ao seu novo álbum com selo da editora discográfica portuguesa Clean Feed, num concerto onde o músico norte-americano subirá ao palco acompanhado de Kris Davis, no piano, e John Betsch, na bateria.
Com estudos realizados na University of New Orleans, onde teve Ellis Marsalis como professor, e na St. Mary’s University do Texas, Revis começou a fazer-se notado quando acompanhava Betty Carter. Para além da lendária cantora, colaborou também com Lionel Hampton e McCoy Tyner, Peter Brotzmann, Steve Coleman e Branford Marsalis, com o qual mantém uma ligação desde os finais dos anos 1990. Aliás, uma das suas colaborações com Marsalis – no álbum “Contemporary Jazz”, juntamente com Joey Calderazzo e Jeff “Tain” Watts – valeu-lhe, em 2000, um Grammy na categoria de Best Jazz Instrumental Album, Individual or Group. Hoje é reconhecido como um contrabaixista de estilo único, com um som de madeira enorme, espesso e que consegue ser tão melódico quanto percussivo.
O norte-americano é considerado uma espécie de poliglota musical, pois tem a capacidade de percorrer com igual desenvoltura os circuitos do mainstream e da vanguarda. É também um compositor de créditos firmados e um líder com conceitos e critérios bem definidos. O seu trio revela-o bem. Ou, melhor, os seus trios: aquele que reuniu um veterano do free, Andrew Cyrille, e um valor emergente, mas já amplamente aceite, do “novo jazz”, Kris Davis, e a nova versão que agora junta esta a John Betsch, outro baterista consagrado.
A música proposta pelo grupo denota a variedade de interesses e influências de Revis e dos seus pares. No alinhamento dos temas – que não varia muito do novo álbum com selo Clean Feed, “Crowded Solitudes” (2016), a apresentar neste concerto, e do anterior, “City of Asylum” (2013), ainda com Cyrille – repescam partituras de autores tão apartados no tempo como na estética, como Thelonious Monk e Keith Jarrett
Fotografia: Jati Lindsay
(Notícia elaborada a partir de press release)
Pequeno Auditório
15 Março, 21h30 · Duração: 1h
5€ (preço único)
M/6
Informações e reservas: 217 905 155 | culturgest.bilheteira@cgd.pt
Sem Comentários