O Basqueiral está de regresso à vila de Santa Maria de Lamas, numa edição que, este ano, irá decorrer nos dias 17 e 18 de Junho. Combinando decibéis com temperos e especiarias sensoriais, a música chega por entre as árvores e o património arquitectónico dos Jardins do Parque e do Museu de Santa Maria de Lamas, numa edição que se estenderá por 4 palcos. Portugal, Bélgica, Espanha, França e Reino Unido são os países presentes nesta edição, num cartaz onde consta a presença de Linda Martini, Bizarra Locomotiva, Sensible Soccers, B Fachada, Cocaine Piss, The Psychotic Monks, Nuha Ruby Ra, Blu Samu, Conferência Inferno, Maria Reia, Daguida, Angelica Salvi e Yakuza.
Os visitantes de paragens mais distantes poderão uma vez mais contar com o Parque de Campismo do Basqueiral, localizado junto ao recinto e de acesso gratuito para os portadores do Passe Geral do Festival.
Paralelamente, e na sequência do que vem sucedendo nas edições anteriores, a organização, através da extensão artística do Festival, o Basqueirart, apresenta uma programação extra musical, que procura debruçar-se em torno de questões incontornáveis do nosso tempo, utilizando a arte como meio de consciencialização e debate de ideias.
Para a edição de 2022 o tema será o Drama da Crise dos Refugiados, sendo esse o fio condutor da maioria da programação prevista do BASQUEIRART, destacando-se a estreia em Portugal de um conjunto de fotografias assumidamente perturbadoras que procura descrever, nas suas diferentes fases, uma das rotas de migração mais mortíferas da história da humanidade: a travessia do Mediterrâneo. Cedidas na sua totalidade pela Agence France Press, a agência noticiosa mais antiga do Mundo, na sequência de uma selecção criteriosa e exclusiva para esta exposição, contempla nomes, entre outros internacionalmente reconhecidos, como o do premiado fotojornalista grego Aris Messinis. Intitulada de “A Rota do Mediterrâneo”, estará aberta ao público entre os dias 4 de Junho e 4 de Setembro. Para a receber, o Museu de Lamas sofrerá uma transformação com um conjunto de instalações artísticas distribuídas pelas suas múltiplas salas que prepararão os visitantes para o impacto da exposição que encontrarão na última sala desse percurso.
Entre outras actividades ainda por definir, ao longo dos 3 meses da Exposição, numa parceria com o Festival de Cinema Internacional CineEco Seia, será apresentado no Museu de Lamas um ciclo de cinema construído exclusivamente para o BASQUEIRART, explorando o fenómeno cada vez mais crescente das crises migratórias por motivos ambientais.
A organização do BASQUEIRAL 2022, à semelhança das edições anteriores, cabe à Basqueiro – Associação Cultural, contando com o Museu de Lamas como co-organizador da sua extensão artística, o Basqueirart.
BILHETEIRA
Passe Geral de 2 dias (na Bol e pontos de venda locais)
25€
Bilhetes diários:
15€ (à venda apenas nas bilheteiras do festival)
Horários das bilheteiras no recinto do festival
17 Junho: das 16h00 às 03h00
18 Junho: das 14h00 às 03h00
Sem Comentários