Está quase aí a nova temporada da Culturgest. O arranque está marcado para o primeiro dia de Fevereiro com o espetáculo de música contemporânea Suite nº 4, de Joris Lacoste, Pierre-Yves Macé e Sébastian Roux, intepretada pelo Ensemble Ictus. “Ao longo de quinze anos, o artista francês Joris Lacoste construiu um vasto acervo de vozes, contendo mais de mil gravações de fragmentos de discursos, anúncios, confidências, leituras, instruções, etc., em mais de vinte línguas. Com este material, criou a série de espetáculos Suites, que se tornou um sucesso em festivais e teatros em todo o mundo”.
Do extenso programa de festas, desenhado pelo programador Mark Deputter, descobrimos “Corpo Clandestino” (16 e 17 Fevereiro), uma coreografia de Victor Hugo Pontes – para repensar a “normatividade dos corpos” -, concertos de Tim Hecker (20 Abril) e Tó Trips (17 Março) – com o novo álbum “Popular Jugular” no forno – ou o cine-concerto que assinala os cem anos do filme “Os Faroleiros” (1922), “raridade do cinema mudo português“, realizado pelo francês Maurice Mariaud. O filme será exibido a 31 de Março com uma nova banda sonora encomendada pelo Batalha Centro de Cinema ao compositor Daniel Moreira, e que será interpretada ao vivo pelo The Arditti Quartet.
No universo da dança e do teatro há t u m u l u s (10 e 11 Março), “um espectáculo deslumbrante visual e musicalmente“, de François Chaignaud e Geoffroy Jourdain, que também estará no Teatro Municipal do Porto. Espaço também para novas coreografias da brasileira Lia Rodrigues — “Fúria e Encantado”, a 13 de Abril — e da portuguesa Tânia Carvalho – com “Versa-vice”, entre 18 e 20 de Maio. Gil Mendo, um dos fundadores da Escola Superior de Dança falecido este ano, será recordado com “uma maratona de performances e quatro conversas“.
No programa de música, grande destaque para a visita da norte-americana Nina Nastasia (1 Março) e, sobretudo, para os canadianos Owen Pallett e The Hidden Cameras (30 Março). Os Glockenwise vão mostrar (a 12 de Maio) as novas canções de “Gótico Português” e, até à chegada do Verão, podem contar com actuações de Dave Douglas e Joey Baron (16 Abril), Swans (4 Junho) e, nunca é demais repetir, Tim Hecker (na foto). Tomás Wallenstein, vocalista dos Capitão Fausto, irá mostrar canções a solo de um disco futuro que se irá chamar “Vida Antiga” (24 Fevereiro).
Nas artes visuais, a Culturgest acolhe exposições de Peter Wachtler (21 Janeiro a 16 Abril), Sónia Almeida (1 Abril a 2 Julho), numa primeira retrospectiva desta artista, e também de Ana Santos (20 Maio a 10 Setembro).
Toda a programação da Culturgest, a fundação da Caixa Geral de Depósitos, poderá ser consultada em www.culturgest.pt.
Sem Comentários