São já três as confirmações para o Palco WTF Clubbing do NOS Alive, festival que irá decorrer nos dias 11, 12 e 13 de Julho no Passeio Marítimo de Algés: Tourist, compositor e produtor inglês; Jüra, uma das promessas – mais certezas – da música portuguesa; e Genesis Owusu, o artista ganês-australiano. Ficam as apresentações, vão tratando de polir os sapatos de dança.
William Phillips, mais conhecido por Tourist, dedicou a última década a explorar as nuances dos ritmos e melodias na música electrónica. Criado em Londres, a sua exposição precoce à música rave e a artistas icónicos como Daft Punk e The Chemical Brothers moldaram a sua evolução musical.
Como Tourist, tem no reportório quatro álbuns, um leque diversificado de remisturas e um Grammy pela co-autoria de ‘Stay With Me’, de Sam Smith. As profundas experiências da pandemia de COVID-19, aliadas à perda de um amigo próximo e à chegada da paternidade, inspiraram o seu álbum “Inside Out”,em 2022. Este trabalho delicado, marcado por batidas de garage swing e melodias de French filter house, captura a interacção entre o luto e a alegria.
Reconhecendo que o seu público valoriza a sua música como uma jornada coesa, Tourist prepara-se para editar o seu quinto álbum este ano. Afastando-se da autobiografia explícita, o álbum explora um estilo baseado em humor, instintivo, influenciado pelo shoegaze, música psicadélica e pela nostalgia colagista de The Avalanches. A mudança de Tourist de músicas focadas na pista de dança para “canções sem palavras”, projectadas para uma audição mais próxima. A experiência imersiva, misturando vocais folk, linhas de sintetizador e uma atmosfera melódica nostálgica de house, cria uma paisagem sonora cativante, porém desorientadora. Tourist vê este último capítulo como um lugar que os ouvintes revisitam frequentemente, descobrindo novas nuances a cada visita, reflectindo a sua busca incansável pela música perfeita.
Jüra é já uma das grandes certezas da música urbana nacional, tendo começado a sua viagem em 2019, inspirada nos altos e baixos da vida, das relações, do amor ou da procura da beleza que há na tristeza – porque é na música que encontra a tradução da emoção, da dor e do amor que sente.
A imagem e sonoridade únicas que vivem entre a Pop, o R&B e o Hip Hop destacou-a desde o início, primeiro com os singles “És o Amor” e “somozumnãodois” e, depois, com o EP de estreia, “Jüradamor”.
2023 começou com Jüra como a primeira artista MTV Push do ano, actuando pela primeira vez em nome próprio no Capitólio, em Lisboa, com casa cheia e a crítica rendida. No último trimestre deste ano lançou de surpresa o EP “rés.tu”, anunciando o primeiro single de avanço “avidadá”, do seu LP de estreia “sortaminha”, com edição prevista para a Primavera de 2024.
É uma nova fase na carreira e na vida da artista e compositora: “Se até aqui a música era um lugar que acolhia os meus lamentos, este álbum é a celebração do amor, da reciprocidade e da minha identidade. É um álbum feliz, muito feliz, como já se pode ouvir e sentir nesta nova canção”, conta Jüra.
“tudoparachegarati” é o segundo tema de avanço do novo trabalho de estúdio, que nasce de uma residência artística em Sesimbra. Jüra juntou os produtores e músicos com quem tem vindo a trabalhar, para criarem sem restrições e compor aquele que será o primeiro LP da artista, juntando a Pop, o R&B, o Hip Hop e outras sonoridades urbanas, onde vive, respira e se inspira.
A estrela ardente que é Genesis Owusu irrompeu no mundo com o lançamento do seu álbum de estreia, “Smiling With No Teeth”, em Março de 2021. O álbum conquistou o prémio de Album of the Year da triple j e 4 títulos dos ARIA Awards, incluindo Album of the Year, Best Hip Hop Release, Best Independent Release e Best Cover Art, juntamente com o apoio das rádios triple j e BBC Radio e a aclamação global de publicações como The Needle Drop, NME, Line of Best Fit, The Guardian, Teen Vogue, Rolling Stone, The Australian ou ICON.
Com uma bagagem de luxo, Owusu partiu para as suas primeiras digressões internacionais nos EUA, Europa e Reino Unido, com performances no Berghain de Berlim, no Primavera Sound de Barcelona, no Lollapalooza e ainda como suporte para os concertos de Thundercat, Khruangbin e Glass Animals, bem como a sua estreia na televisão nocturna dos EUA no The Late Show, com Stephen Colbert. Owusu encerrou o ano de 2022 como suporte para os Tame Impala, e actuações no Spilt Milk, Lost Paradise e Falls Festival.
Em 2023 embarcou numa série de actuações, nomeadamente na Opera House de Sydney, ou num lugar de apoio à digressão dos Paramore e Bloc Party pelos EUA, incluindo datas no Madison Square Garden. No início deste ano chegou “STRUGGLER”, que conquistou os prémios de Album of the Year, Best Independent Release e Best Hip Hop/Rap Release nos ARIA Awards de 2023, com Owusu dominando as nomeações. O álbum foi destacado como Feature Album da triple j e viu o artista levar para casa o prémio de Australian Live Act of the Year da estação em 2023. Pouco depois, Owusu embarcou numa digressão de 24 datas pelos Estados Unidos, Reino Unido e Europa, incluindo espectáculos esgotados em salas lendárias como o Heaven em Londres, o Cafe De La Danse em Paris e o HOLE44 em Berlim, antes de trazer o seu aclamado espetáculo ao vivo de volta à Austrália em Dezembro.
Gravado entre os EUA e a Austrália, “STRUGGLER” é uma jornada narrativa de 11 faixas que Owusu simplesmente descreve como “uma história sobre uma barata, que corre e corre, tentando não ser pisada por Deus”. Imersa em mistério e metáfora, a história é uma celebração da teimosa e inspiradora vontade humana de sobreviver. “Através de pandemias, incêndios florestais e guerras, ainda vamos encontrar uma maneira de chegar ao amanhã, e acho isso bonito”, diz Owusu.
Promotora: Everything is New
Sem Comentários