Depois dos The Cure, dos The Smashing Pumpkins e de Bon Iver, o NOS Alive 2019 acrescenta ao cartaz as primeiras presenças femininas: Tash Sultana e Jorja Smith. O festival irá decorrer nos dias 11, 12 e 13 do próximo ano, e os bilhetes já estão à venda nos locais habituais. Fica, à boleia do press release, o CV resumido de Tash e Jorja.
Tash Sultana (12 Julho, Palco Sagres)
Tash Sultana traz até ao Passeio Marítimo de Algés o álbum de estreia “Flow State”, lançado no passado dia 31 de agosto. A jovem, de apenas 23 anos, captou a atenção mundial desde que os seus vídeos caseiros tornaram-se virais. Em apenas um ano, gravava músicas através de uma GoPro e rapidamente viu a sua fama crescer, chegando aos palcos de grandes salas e festivais de todo o mundo.
Desde que o avô lhe ofereceu uma guitarra, com apenas três anos de idade, a artista autodidacta desenvolveu em pouco tempo um estilo único. Tash Sultana dá um novo significado ao DIY (Do It Yourself): além de cantar, escrever e produzir em nome próprio, domina mais de 15 instrumentos, como guitarra, baixo, piano, trompete, bateria e saxofone.
O EP “Notion” registou mais de 200 milhões de streamings, liderou tabelas do iTunes em vários países e alcançou vendas de ouro e de platina. O single “Jungle” chegou ao 3.º lugar do Triple J Hottest 100, a contagem das músicas mais populares do ano da rádio australiana Triple J. De referir que este tema é a música de destaque do jogo da FiFA 18, tendo ainda sido por quatro vezes nomeado para o prémio ARIA (Australian Recording Industry Association).
Jorja Smith (11 Julho, Palco Sagres)
Do Reino Unido para Portugal chega Jorja Smith, um dos nomes mais estimulantes dos últimos tempos do R&B, que irá apresentar o seu álbum de estreia “Lost & Found” editado em junho de 2018.
Jorja oficializou a sua carreira em 2016 com “Blue Lights”, dando nas vistas com a sua voz incrível. O single foi nomeado nos MOBO Awards na categoria de “Best Song” e alcançou sucesso de imediato no Soundcloud e Spotify, atraindo milhares de ouvintes.
Jorja Smith é uma estrela por si só, mas a sua ascensão mundial elevou-se em 2017 com participação na compilação “More Life” de Drake. No início do ano contou com a participação de Stormzy no seu tema “Let Me Down” e sucessivamente juntou-se a Kendrick Lamar na música “I Am” da banda sonora do filme Black Panther. “On My Mind”, “Teenage Fantasy” e “Beautiful Little Fools” são alguns dos já grandes sucessos de Jorja que representam temas de consciência social e o seu papel como forte defensora do poder feminino.
2 Commentários
Como podemos nos inscrever para realização de shows durante o festival? Qual email e fone de contado? Abraços
Olá Fátima, tente a sorte com a promotora. É só ir ao site oficial.