Em véspera de S. João, a Nariz Entupido volta a colocar as Damas no tabuleiro, naquela que promete ser uma viagem nocturna por entre várias dimensões da dança e da electrónica. NikNak, Van Der, Melina Blanco e HumTro fazem a festa mais logo.
Uma frase de Nicole Raymond, nome por detrás de NikNak, que retemos vivamente, desde que nos propusemos a organizar o concerto – ‘At the end of the day, I’m here for myself. So I’m gonna keep doing my own thing.’
O regresso às Damas da Nariz Entupido, não poderia de ser de outra forma – ‘Estamos aqui por nós mesmos. Continuar a fazer as coisas como queremos.’ Solstício de Verão, o dia mais longa que torna a noite ainda mais intensa, São João. Indissociavelmente ligada à dança e à eletrónica nas suas diferentes vertentes. Ter inevitavelmente, como único destino a Rua Voz do Operário, 60 para concerto de NikNak | Van Der | Melina Blanco | HumTro.
NikNak (na foto de destaque), gira-disquista numa muito feliz expressão portuguesa, proveniente de Leeds (U.K.) que colaborou entre tantos outros com o mítico, expressão sem excesso, Grandmaster Flash. Mais relevante e justo é afirmar e vincar a capacidade de NikNak para criar diferentes atmosferas em tão curto espaço de tempo. Uma técnica exímia sem dúvida, caso contrário não seria possível, mas sobretudo uma sensibilidade e selecção musical muito acima da média. Do dub ao footstep, do drum n’ bass ao breackbeat, passando por ritmos mais ambientais tudo se faz com uma extrema mestria e num trilhar, como ela própria o afirma, num caminho muito dela.
[niknakdjmusic.bandcamp.com | soundcloud.com/niknakdjmusic]
Van Der, das pessoas mais generosas que se conhece de uma certa noite lisboeta. Se puxamos deste lado mais sentimental, sem medo nenhum de o assumir, é porque simplesmente sabemos que tudo o que Van Der faz empresta essa mesma generosidade e dedicação. Pode ser como Dj, com um set misto (live/Dj) ou, como é o caso, na primeira apresentação com sintetizadores modelares. Uma estreia que abraçamos com toda a força, pois é certeza inabalável – estrutura amarrada, passagens sublimemente construídas, transições na flutuação certa, de ritmos intensos e melodias cuidadas.
[soundcloud.com/van-der]
A noite, segue o seu rumo, com HumTro, projecto de Jorge Condeço, que se apresentará em concerto, rara aparição, com ritmos no vasto espectro da electrónica, que tanto podem começar em toada mais ambient e rapidamente passar para ritmos acelerados, sem nunca descambar no facilitismo ou tendo como referência os bpms.
A noite, jamais longa e de solstício, termina com Melina Blanco, Costa-riquenha a residir em Portugal, assídua do colectivo Desterronics e que apresentará um set onde o corpo guiará definitivamente o cérebro, não fosse a Melina co-fundadora ‘do movimento TMPL, um coletivo que promove eventos techno na crescente cena da música eletrónica na Costa Rica’.[soundcloud.com/humtro | soundcloud.com/melinablanco]
NikNak | Van Der | Melina Blanco | HumTro
23 de Junho de 2023
Damas | Rua da Cintura do Porto de Lisboa | Edifício 403
Info | facebook.com/events/931398511093004 | instagram.com/narizentupido
Cartaz: Isabela Abate
Sem Comentários