Passou já uma semana, mas houve que deixar a folk assentar antes de se poder transformar em palavras a passagem da neo-zelandesa Nadia Reid pela Casa Independente, em Lisboa, compositora que trouxe na bagagem duas belíssimas rodelas: o fresquinho “Preservation”, lançado este ano, e “Listen to Formation, Look for the Signs”, a grande estreia de 2015.
A Nadia Reid e à sua guitarra acústica juntou-se Sam Taylor, que foi tratando de atirar umas valentes pinceladas eléctricas às paisagens bucólicas cantadas por Reid com régua, esquadro e compasso, para além de servir como bem comportado menino do coro e de ajudar a que, por vezes, parecêssemos estar na presença de uns renascidos Low.
Não foram mais de cinquenta as pessoas que marcaram presença na sala do tigre mas, aos olhos de Nadia – e depois de ter contado que em Newcastle praticamente lhe tinham ido aos queixos -, foi como ter um estádio cheio. Para além de ter lançado o repto e o modo “discos pedidos”, confessou que o dia seguinte iria ser de folga, e que gostaria de sugestões para um programa alfacinha: “Gosto de comer e de beber café“, atirou em jeito de enquadramento, recebendo de Sam algumas palavras calorosas sobre as suas habilidades comunicacionais: “Estás a melhorar“.
Sem poderem contar com o guarda-roupa musical presente sobretudo em “Preservation”, as canções foram servidas em estado puro, com Nadia Reid a brilhar na interpretação de letras que tocam sobretudo na obscuridade do amor, no lado mais melancólico da existência e na procura do nosso lugar no mundo. Como em “Reach My Destination”, tema que disse ter composto depois de um desgosto amoroso curado com um regresso à casa da mãe. Que Nadia Reid possa chegar ao seu destino – lá estaremos para a receber.
“There is one main street in this town
There were two roads to go down
In the end I know I will reach my destination
In the end I know I will reach my destination”
Alinhamento
– Seasons Change
– Runway
– I Come Home to You
– Reach My Destination
– Reaching Through
– Holy Low
– Elvis Presley Blues (Gillian Welch cover)
– Richard
– Hanson St. Pt. 2 (A River)
– All Of My Love
– The Arrow & the Aim
– Some are Lucky
Fotografia: Luísa Velez.
Sem Comentários