O espaço alfacinha Musicbox, situado debaixo de um já mítico arco do Cais do Sodré, cumpre o 10º aniversário em 2016 e, não vão os stocks fazer das suas, já se apetrechou com uma quantidade considerável de purpurinas, balões e fogo-de-artifício: cumprir-se-à (finalmente) a estreia em Portugal dos canadianos Black Mountain, assistiremos ao regresso de Damien Jurado e marcaremos presença no lançamento do novo disco de Filho da Mãe, a mielas com o baterista Ricardo Martins. Mas há mais.
As festividades arrancam já a 8 de Janeiro com a dupla peruana Dengue Dengue Dengue, formada por Filipe Salmon e Rafael Pereira. Espera-se uma boa dose de psicadelismo, transpiração eletrónica e um cocktail de tropicalismo suficientes para uma festa de arromba.
Também a 8 mas no mês seguinte aterram no Musicbox as Hinds, que na sua anterior identidade assinavam o BI como Deers. Praticantes de um garage rock abrasivo garage rock, a banda de Madrid conta lançar em 2016 o seu primeiro longa-duração.
O motivo maior de celebração está reservado para o dia 28 de Março, com a estreia em Portugal dos grandes Black Mountain, que contam já com uma discografia apreciável e muito recomendável. Para quem não os conhece, fazem parte da nata de um folk que se move nas sombras, um pouco à semelhança do que fazem, por exemplo, os Low. Imperdível.
Para Abril estão marcadas as visitas guiadas do quarteto londrino Teeth of the Sea (dia 8) e do sueco Lust for Youth (dia 16). Quanto ao norte-americano Damien Jurado, o seu regresso a terras lusas dá-se no dia 4 de maio.
2016 será, também, um ano de novas curadorias para o Musicbox: Rimas & Batidas, que versará sobre o universo do hip hop, começará a 9 de Janeiro com a coordenação de Rui Miguel Abreu, com a presença de Gaika (Reino Unido) e Vilão (Portugal); quanto aos Capitão Fausto, a banda portuguesa terá entre mãos a Festa Moderna, em noites que se esperam de grande rambóia e que vão começar no mês de Fevereiro. Faça-se a festa. São já dez os grandes anos vividos nesta caixinha de música do Cais do Sodré.
Sem Comentários