Almas perdidas – muitas vezes encharcadas em álcool – parecem sempre ter estado na sombra de Mark Eitzel, compositor norte-americano que, nos anos 90, foi figura de proa de uma das mais icónicas bandas do universo indie – os American Music Club -, e que está de visita Portugal para dois concertos: 28 de Outubro (21h30) no Auditório de Espinho e, no dia seguinte (22h00), no aquário mais famoso da cidade de Lisboa, também conhecido por ZDB.
O primeiro disco a solo de Eizel chegou em 1991 – “Songs of Love” -, três anos antes de os American Music Club terem decidido atirar com a carreira às urtigas – isto depois da rodela “San Francisco” ter recebido críticas fracas e tido ainda piores vendas. O primeiro grande disco só chegaria em 1997, com a bússola apontado a “West”, contando com a colaboração de Peter Buck, dos R.E.M, que escreveu as melodias a meias com Eitzel e produziu as sessões de gravação.
Eitzel chega a Lisboa vinte anos depois de “West” e a bordo de “Hey Mr. Ferryman”, uma nova colecção de canções gravadas em Inglaterra pelo grande Bernard Butler, em tempos guitarrista dos Suede que, para além de ter produzido o disco, tocou guitarra, baixo e teclados.
Mark Eitzel chega a Portugal na companhia de Stephen Hiscock (bateria), Gareth Huw Davies (baixo) e Patrick Nicholson (piano). O bilhete para Espinho vale 10€, e pode ser reservado aqui. Na ZDB a brincadeira custa 12€, podendo o bilhete ser adquirido na Flur Discos, Tabacaria Martins e ZDB (segunda a sábado 22h00-02h00) – quem preferir reservar pode fazê-lo para o e-mail reservas@zedosbois.org.
Sem Comentários