Está aí mais um Rising Stars – Portas Abertas, o festival onde, durante um fim-de-semana – 8 e 9 de Março -, a Fundação Calouste Gulbenkian abre as suas portas para um fim de semana dedicado à música e aos novos talentos europeus.
Integrado na rede ECHO – European Concert Hall Organisation, este evento apresenta seis concertos de entrada gratuita, onde sobem a palco intérpretes promissores, oferecendo ao público a oportunidade de assistir ao vivo ao talento de uma nova geração de músicos.
Além dos concertos, o programa contará com actividades para toda a família, com iniciativas que incluem workshops, performances, masterclasses, visitas de bastidores e outras experiências que tornarão este fim-de-semana uma verdadeira festa da música.
8 Março, 15h00, Grande Auditório
Sào Soulez Larivière / Viola

Nomeado “Jovem Artista do Ano”, em 2023, pelo International Classical Music Awards (ICMA), Sào Soulez Larivière tem feito uma carreira auspiciosa, mostrando nas principais salas o seu virtuosismo com a viola. Na Fundação Gulbenkian apresenta um repertório entre o clássico e o contemporâneo.
8 Março, 17h00, Grande Auditório
Lukas Sternath / Piano

Com a vitória nos prémios ARD de Munique, em 2022, o pianista Lukas Sternath passou a ser uma verdadeira estrela em ascensão. No Grande Auditório irá interpretar peças de Sofia Gubaidulina, Erik Satie, György Ligeti e uma nova obra encomendada a Patricia Kopatchinskaja.
8 Março, 19h00, Grande Auditório
Carlos Ferreira / Clarinete

Carlos Ferreira é um dos grandes talentos da sua geração e recentemente tornou-se no novo clarinetista principal da Concertgebouworkest, uma das mais prestigiadas orquestras do mundo. No Grande Auditório irá interpretar obras de Debussy, Bernstein e Boulez.
9 Março, 15h00, Grande Auditório
Benjamin Kruithof / Violoncelo

Vencedor de vários prémios na categoria de violoncelo, o último dos quais em 2022 no concurso Georges Enescu, em Budapeste, Benjamin Kruithof apresenta-se neste Rising Stars para interpretar Rachmaninov, Nadia Boulanger e “Reverie”, uma encomenda de Sally Beamish.
9 Março, 17h00, Grande Auditório
Quatuor Agate

Oriundos do sul de França, mas com passagens por Berlim, é na capital alemã e na sua riqueza e diversidade cultural que este talentoso quarteto de cordas gosta de se inspirar. György Ligeti, Maurice Ravel e Anna Korsun são os compositores escolhidos para o recital no Grande Auditório.
9 Março, 19h00, Grande Auditório
Matilda Lloyd / Trompete

Matilda Lloyd tem uma capacidade lírica única, levando a Fanfare Magazine a escrever que “molda a música como uma excelente cantora”. A trompetista britânica apresenta-se no Grande Auditório acompanhada pelo pianista Jonathan Ware.
—
Sem Comentários