São mais sete os nomes confirmados para o Bons Sons que, este ano, assinala uma década de grande actividade, num festival que tem sido marcado pela apresentação de projectos sonoros nacionais de diferentes estilos e influências que vão dando cartas – ou espera-se que venham a dar – no universo musical lusitano.
Recorde-se que o Bons Sons 2015 recebeu dois Prémios no Iberian Festival Awards, evento promovido pela Associação Portuguesa de Festivais de Música que distingue os melhores festivais realizados na Península Ibérica: Melhor Festival de Tamanho Médio e Melhor Contribuição para a Sustentabilidade, tendo ainda sido escolhido como finalista em outras 7 categorias, tendo sido o Festival mais nomeado nesta edição.
Fica a apresentação (a partir do press release) dos sete novos nomes que, entre 12 e 15 de Agosto, farão a festa na aldeia de Cem Soldos (os bilhetes podem ser comprados aqui):
Cristina Branco
Uma voz única que empresta ao Fado letras de poetas eternos mas pouco habituais neste registo. Acompanhada por compositores e músicos de excelência, é um dos grandes nomes da música em Portugal que estará presente no BONS SONS 2016.
Flak
Compositor e guitarra fundadora dos Rádio Macau e dos Micro Audio Waves, vai apresentar músicas que abrangem as diversas fases do seu percurso, incluindo temas seus a solo, outros para os quais contribuiu com o seu talento e algumas composições novas.
Keep Razors Sharp
Golden Slumbers
Oscilam no campo do psicadelismo, shoegaze e post-rock, e com dois singles do seu álbum de estreia homónimo em sucesso radiofónico serão uma das fortes atracções do BONS SONS.
Projecto das irmãs Falcão, é uma das revelações nacionais, tendo estado nomeado para melhor actuação no IFA2016. As harmonias vocais dão substância ao entardecer folk que não se furta às influências de Simon & Garfunkel ou Fleetwood Mac.
Few Fingers
Nascidos do Leiria Calling, as suas canções simples e despretensiosas, embaladas pela lap steel guitar, vão dar a conhecer as suas composições de legado folk e escola indie. Mas esta não é a sua primeira vez em Cem Soldos – o vídeo do single “Our Own Holidays” foi gravado na aldeia do BONS SONS.
Grutera
Tem criado um burburinho na imprensa nacional pela sua peculiar abordagem à guitarra. Os locais que escolhe para a tocar, o Túnel das Barricas da Herdade do Esporão ou o Mosteiro de Santa Maria de Cós, dão-lhe uma identidade diferente. Muita curiosidade para saber a que soa quando tocada na aldeia.
Bonecos e Campaniça
Juntam o teatro de marionetas à música da viola campaniça. Os bonecos ganham vida ao som das composições do instrumento português, numa dramaturgia que cativa o sorriso e desperta o imaginário fundado nos detalhes da cultura portuguesa.
Sem Comentários