Nos dias 15 e 16 de Novembro, Braga volta a receber mais uma edição – a 16ª – do Festival Para Gente Sentada, com uma programação dedicada a artistas nacionais e internacionais que se irá distribuir pela Sala Principal do Theatro Circo, o gnration e o centro da cidade.
O percurso que, desde 2004, foi marcado por actuações intimistas de nomes como Patrick Watson, Sufjan Stevens, Bill Callahan, Devendra Benhart, Tindersticks ou Marlon Williams, transformou o Festival para Gente Sentada num evento obrigatório a norte de Portugal.
Para já, são três as cadeiras reservadas: Jonathan Wilson – que passou pela última edição do Vodafone Paredes de Coura -, O Terno (na foto) – banda brasileira na qual milita o gigante Tim Bernardes, que recentemente esteve em tour nacional – e os Sensible Soccers – com disco novo, produzido pelo bardo Fachada, onde atiraram com a guitarra às urtigas.
Os bilhetes para a 16.ª do Festival Para Gente Sentada já estão disponíveis na bilheteira do Theatro Circo, gnration, bol.pt e locais habituais. Os passes para os dois dias do festival podem ser adquiridos por 40€, enquanto o bilhete diário tem um custo de 25€.
Ficam, à boleia dos press releases, as devidas apresentações.
Jonathan Wilson nasceu em 1974, mas a sua música transporta-nos para um período anterior ao seu nascimento. Sonoridades profundas e ao mesmo tempo suaves relembram-nos o período rock do final de 1960 e do início de 1970. O primeiro projecto a solo, intitulado Frankie Ray, foi editado em 2007 e Jonathan Wilson decidiu liderar todos os instrumentos presentes em cada tema, mas em 2011, o segundo disco, Gentle Spirit, já conta com a participação de vários músicos como Gary Louris, Chris Robinson, Barry Goldberg e Gary Mallaber. Mais recentemente, e após acompanhar Roger Waters e Meshell Ndegeocello em digressão, Jonathan Wilson está de regresso com Rare Birds, o ambicioso quarto álbum de estúdio que conta com a colaboração de Father John Misty e Lana Del Rey.
(15 de Novembro)
Tim Bernardes, Guilherme d’Almeida e Biel Basile misturam influências e sonoridades dos anos 60 com referências contemporâneas em composições coloridas que encantam todos os que as ouvem. Melhor Do Que Parece, de 2016, trouxe a chegada às principais listas da imprensa especializada e as apresentações na Europa e Estados Unidos. Uma mistura de tropicalismo, rock, soul e música brasileira para ver, ouvir e sentir, em Braga, nesta edição do Festival Para Gente Sentada.
(16 Novembro)
Com uma nova formação e após uma pausa de quase 3 anos, Hugo Gomes, Manuel Justo e André Simão apresentam Aurora (2019), o terceiro longa-duração que contou com a produção de B Fachada. São dez faixas de melodias pop que fogem ao formato tradicional de canção e optam por arranjos que se desenvolvem ao logo dos temas. Traços melódicos que reafirmam a singular sonoridade do trio português que é já conhecido pela diversidade estética no espectro musical.
(15 Novembro)
Promotora: Ritmos
Sem Comentários