A primeira edição do Fuminho, o novo festival de música de Setúbal, estreia-se com o duo Fado Bicha, a 28 e 29 de Agosto. Uma actuação que servirá de arranque a um ciclo de concertos, a decorrer entre Agosto e Dezembro deste ano com o selo da associação Experimentáculo, que tem como objectivo a dinamização musical da região de Setúbal e a promoção do património da cidade.
Fado Bicha é a primeira atuação deste ciclo musical que dura cinco meses. Lila Fadista dá a voz e João Caçador encarrega-se do instrumental e dos arranjos. O projeto musical define-se como “artivista”, numa simbiose que junta a arte e o ativismo. As vertentes lírica, visual, temática e musical do grupo assentam numa subversão da regra heteronormativa. Usam o fado, um género musical considerado conservador e tradicional, como meio de abrir caminho para narrativas que exaltam a multiplicidade de identidades existentes no Mundo, relativamente à orientação sexual e à identidade de género. Fado Bicha assumem-se com uma faceta forte de intervenção, partindo da representatividade da comunidade LGBTQIA+ e abrindo também caminho para temas relacionados com a dinâmica de poder social, como o racismo, o feminismo, o colonialismo e os direitos dos animais. Reclamam a palavra “bicha”, subvertendo o seu significado e afirmam que Fado Bicha “é fado até ao tutano, intenso e rasgado, e é bicha porque usa a subversão como linguagem de identidades tão pouco representadas”.
O espetáculo terá início às 18h00 em ambas as datas e local será apenas revelado no dia do próprio concerto. Cada bilhete tem o valor de 10€ e pode ser reservado através do e-mail festivalfumo@gmail.com. Cada concerto tem a lotação limitada a 20 pessoas, de forma a preservar a intimidade do espaço e a garantir todas as questões e normas de segurança.
Sem Comentários