Chama-se “Ti Amo” o mais recente LP da banda francesa Phoenix. O aguardado sexto álbum chegou em Junho aos escaparates, carregado de irresistíveis rebuçados pop – logo a abrir, o primeiro tema “J-Boy” oferece uma batida sincopada e um farto sortido de sintetizadores reluzentes, a anunciar a chegada do verão.
O quarteto parisiense sempre foi muito solarengo. Surgiu no final da década de 90, nos subúrbios de Paris, inserido numa vaga de bandas francesas conhecida como “French Touch”. Foi um movimento que reinventou a música moderna francesa, à base de sonoridades disco aliadas a pulsantes batidas house. St. Germain, Cassius e os Daft Punk foram alguns dos protagonistas maiores desta vaga, na qual os Phoenix representaram a facção mais pop/rock.
A banda alimentou um estado de devoção hipster ao longo de 10 anos e três álbuns, atingindo finalmente massa crítica por altura do quarto álbum, “Wolfgang Amadeus Phoenix”, de 2009. O impacto musical e comercial do disco foi grande – singles como “1901” e “Liztomania” trouxeram o sucesso planetário, conquistando até as tabelas americanas, algo inédito para uma banda francesa.
Na primavera de 2013 os Phoenix colocaram-se novamente em bicos de pés com “Bankrupt!”, quinto álbum de originais. Mais uma vez, o disco mostrava o amor da banda pelo colorido pop dos anos 80, misturando o sol da Califórnia com a ingenuidade da adolescência – não destoaria como banda-sonora de uma muito americana comédia de adolescentes. Meticulosamente produzidos – como sempre -, os temas esbanjam confiança e eficácia pop.
Embora a singular paleta de rock, pop, disco e indie seja constante ao longo da sua carreira, os Phoenix sempre vestiram cada álbum com uma atmosfera particular. O mais recente “Ti Amo” surge como reacção a um período – os últimos quatro anos – em que o mundo ganhou tons mais negros e assustadores. Ataques terroristas como o de Paris, em 2015, pintaram os nossos dias com incerteza e ansiedade. O próprio guitarrista dos Phoenix, Christian Mazzalai, teve de ficar fechado uma noite num estúdio próximo do Bataclan, quando ocorreu o atentado.
Ao invés de reagirem com um disco sombrio, os Phoenix editam em “Ti Amo” algumas das suas músicas mais luminosas. Inspirando-se nos prazeres sensuais de um verão italiano – passado a comer gelatto à beira-mar –, sugerem que o romance e a beleza são sempre imprescindíveis, ainda mais nos tempos incertos que atravessamos.
É já no próximo dia 6 de Julho que poderemos ver os Phoenix ao vivo, no palco do NOS Alive – e haverá melhor sítio para provar um geladinho do que à beira-rio, num dia quente de sol?
Sem Comentários