Porque nem só de internacionais se alimenta o cartaz do EDP Cool Jazz, três nomes com as cores lusitanas juntaram-se à edição deste ano, que irá decorrer em vários momentos do mês de Julho: Best Youth, Os Quatro e Meia e HMB. Fica, à boleia do press releases, as devidas apresentações.
Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas constituem o rosto do grupo Best Youth, banda com um trajecto muito consistente na música portuguesa, à boleia de singles como “Nightfalls”, “Midnight Rain” ou “Mirrorbal”, que constituem já novos clássicos da pop “made in Portugal”.
O grupo com sede no Porto trabalha os elementos electrónicos com apontamentos funk e pop, criando um ambiente leve de canções que transpiram elegância. A internacionalização é também um reflexo de que o trabalho da banda está cada vez mais bem conseguido, e de que as fronteiras se estão a esbater. (10 Julho)
O percurso de Os Quatro e Meia arrancou em Maio de 2013, num Sarau de Gala no TAGV, em Coimbra. Actualmente composta por seis elementos, a banda tem conseguido conquistar o público português com músicas como “A Terra Gira”, “Baile de São Simão” e “Pra Frente é que é Lisboa”, entre outros temas que marcam presença assídua nas rádios nacionais.
“Todos os dias são dias bons, simplesmente, uns dão mais trabalho para o ser do que outros”, é este o mote da própria banda para uma personalidade particular que editou o disco de estreia – “Pontos nos Is” – a 30 de Junho de 2017 (Sony Portugal). Seguiram-se concertos por todo país que ajudaram a consagrar Os Quatro e Meia como um dos projectos obrigatórios da música actual portuguesa. (25 Julho)
“Banda portuguesa de soul e funk, em actividade desde 2007” – é desta forma que os HMB se definem nas redes sociais. Reconhecidos como um dos grupos mais importantes da actualidade na música portuguesa, a banda tem conquistado cada vez mais espaço no cenário cultural em Portugal, como comprova o Prémio Globo de Ouro 2016 para Melhor Música com “O Amor é Assim”, para além de nomeações para Best Portuguese Act da MTV nos anos de 2014, 2016 e 2017.
Héber Marques (vocalista), Fred Martinho (guitarrista), Daniel Lima (teclista), Joel Silva (baterista), Joel Xavier (baixista) apresentam-se como o núcleo do projecto, que já deu a conhecer três álbuns de originais – “HMB” (2012), “Sente” (2014) e “+” (2017) -, assim como o disco ao vivo “Live at the National Theatre of Namibia” (2016). (9 Julho)
Sem Comentários