São uma coisa rara no mundo individualista do hip-hop: uma banda. Os americanos The Roots nasceram em 1987 pela mão de dois colegas de liceu: o carismático baterista e força criativa Ahmir “Questlove” Thompson e o talentoso MC Tariq “Black Thought” Trotter, os dois únicos membros permanentes no já longo trajecto do colectivo.
Desde então mudaram muitas vezes de alinhamento e de editora, e tornaram-se uma poderosa presença ao vivo, apresentando centenas de espectáculos por ano. Em simultâneo foram adicionando ao currículo uma série de discos aclamados por crítica e público.
Já colaboraram com colossos como Jay-Z, John Legend e Elvis Costello, e actualmente são vistos por milhões de pessoas todos os dias – são a banda residente do tonight show de Jimmy Fallon, onde também demonstram frequentemente a sua divertida veia cómica.
Ao vivo, a banda desdobra-se em diferentes roupagens: rap, funk, soul, uns flashes de rock, jazz, gospel e até punk-rock. Podem aterrar numa malha dos AC/DC, ou dar uma aula prática de história do hip-hop: com os The Roots nunca se sabe.
Portugal vai ter oportunidade de ver a esta lendária energia em palco, no contexto do 16º EDPCooljazz. O (raríssimo) concerto acontece no dia 9 de Julho, em Cascais, no Hipódromo Manuel Possolo. A primeira parte contará com o funk contagiante dos portugueses HMB.
Sem Comentários