A cantora, compositora e multi-instrumentista marroquina Hindi Zahra tem encontro marcado com o público português a 25 de Maio no Theatro Circo, em Braga, e no dia seguinte no Capitólio, em Lisboa.
Na bagagem traz o seu mais recente disco, “Homeland”, um álbum autobiográfico e um espelho das suas múltiplas influências culturais. À incontornável herança Berber, a música de Hindi Zahra soma o amor pelos ritmos do Brasil, Cabo Verde, Índia ou Irão e não perde de vista linguagens musicais como o Jazz e o Blues.
Filha de mãe marroquina e de pai francês, Hindi Zahra cresceu de acordo com a tradição nómada em Marrocos e, ao mudar-se para Paris, na adolescência, acrescentou a realidade europeia à sua identidade. Quando, em 2010, editou o seu álbum de estreia, “Homemade”, o mundo rendeu-se à proposta singular do seu universo musical, comparado-a a Billie Holiday ou descrevendo-a como a “Patti Smith no Norte de África”.
Comparações à parte, Hindi Zahra é o rosto de uma geração cosmopolita e emancipada do norte de África, que o mundo teve o privilégio de descobrir e tem sabido reconhecer: Victoires de la Musique 2016 – Melhor Álbum de World Music; Victoires de la Musique 2011 – Álbum do Ano; Prix Constantin 2010 – Artista Revelação.
Promotora: Sons em Trânsito
Sem Comentários