Nascida nos Estados Unidos da América, Haley Fohr fundou o projecto Circuit des Yeux no ano de 2007, escrevendo e produzindo temas folk habitados pela distorção, agitados por pesadelos e, envolvendo tudo isso como um estranho perfume, um espírito bucólico outonal – e quase medieval -, a fazer lembrar nomes como os de Marianne Faithfull ou Current 93.
Em 2008 editou, pela De Stijl, “Symphone”, o seu longa-duração de estreia, a que se seguiu um ano depois – e pela mesma editora – “Sirenum”, este já sem o cunho de edição limitada do seu antecessor. Mantendo o ritmo desenfreado de edições, 2010 foi o ano do lançamento de “Ode to Fidelity”, um 7” onde a voz de Haley surgia como um furacão, sustentada em letras que davam que pensar. O terceiro disco de originais – “Portrait” – chegou um ano mais tarde, este já com direito a uma produção muito cuidada.
Haley mudou-se de Bloomington (Indiana) para Chicago em 2012, cidade onde começou a colaborar e a tocar com vários artistas da larga comunidade musical aí residente. No ano seguinte ouviam-se os primeiros ecos dessa colaboração no 10” “CDY3”, onde Fohr teve então a companhia de Greg Simpson (no baixo) e de Clarke Joyner (na bateria).
O quarto disco dos Circuit des Yeaux contou com a mãozinha da Ba Da Bing Records, uma produtora sediada em Brooklyn, e onde Fohr teve a colaboração de Cooper Crain (dos Cave) e de Rob Fried (dos Bitchin Bajas). “Overdue” foi um passo de gigante no crescimento de Fohr enquanto artista e compositora de canções, que tanto iam de momentos confessionais a delírios experimentais carregados de ruído e uma boa dose de experimentação.
2014 foi o ano em que os Circuit des Yeux – ou mais propriamente Haley Fohr em regime solo -andaram numa tour desenfreada, tocando qualquer coisa como 100 concertos e abrindo para nomes tão respeitados quanto os de Sir Richard Bishop ou Bill Callahan. Pouco tempo depois a reputada Thrill Jockey chegava-se à frente e, em Maio de 2015, era editado “In Plain Speech”, carregado de arranjos grandiosos sem perder de vista a sede de experimentação que corre nas veias de Fohr e que nos conduz através de ruelas, cavernas e labirintos.
É este o disco que os Circuit des Yeux trazem à ZDB no próximo dia 8 de Outubro, onde Haley Fohr estará na boa companhia de Whitney Alleen (viola) e Aibhe Nic Oireachtaigh (percussão e flauta). Uma oportunidade para ouvir de perto uma das vozes mais fantasmagóricas, intrigantes e poderosas vozes do universo musical feminino. A primeira parte será assegurada por Manuel Mota.
Os bilhetes custam 8€ e estão disponíveis na Flur, na Tabacaria Martins e na ZBD (quarta a sábado das 18h00 às 23h00). Quanto a reservas é enviar um email para reservas@zedosbois.org.
Sem Comentários