A cidade dos arcebispos vive dias loucos graças ao seu Braga, mas nem só de futebol se faz a felicidade de um bracarense nos dias que correm. Aos já anunciados Tim Hecker, Sensible Soccers, Filho da Mãe, Glockenwise e PZ, o gnration adiciona mais seis nomes ao programa Abril-Junho naquele que promete ser um dos melhores trimestres de sempre em Braga.
No campo internacional, os White Fence, de Tim Presley (foto acima), dividem a noite com o guitarrista Steve Gunn; a singer-songwriter Josephine Foster apresentará, no impar Salão Nobre do Museu dos Biscaínhos, um concerto inserido no ciclo gnration@; a fechar a programação internacional, os chilenos Föllakzoid voltam à Europa e enchem a Blackbox de kraut psicadélico. No cardápio português, os Capitão Fausto apresentam a sua nova rodela intitulada “Capitão Fausto têm os dias contados” e o sempre em grande B Fachada juntará temas novos a um repertório de eleição com que nos tem brindado ao longo dos anos.
Os bilhetes, assim como o passe trimestre – 25 euros por uma festa trimestral ininterrupta – já estão à venda, podendo ser adquiridos na bilheteira online, ao balcão gnration ou nooutros locais ditos habituais. Fica a apresentação das bandas e do programa a partir do press release que nos chegou à caixa postal.
“O californiano Tim Presley dispensa grandes apresentações. Amigo de Ty Segall, com quem criou o garageiro psicadélico álbum “Hair”, vimos Presley já com os The Fall, de Mark E. Smith, e ainda como senhor que deu a conhecer ao mundo as canções de Jessica Pratt, através da Birth Records, editora que fundou propositadamente em 2012 para lançar o disco de estreia de cantautora de São Francisco. Por Portugal – e como White Fence – deixou memoráveis concertos no Primavera Sound, em 2013, e no Vodafone Paredes de Coura, no ano passado. Regressa a 30 de Maio a Braga e, um dia antes, à Galeria Zé dos Bois. Na cidade nortenha, Presley terá a companhia do compatriota Steve Gunn (foto acima), guitarrista outrora dos The Violators, banda que acompanha Kurt Ville. Gunn, que também vimos num impressionante final de tarde do Paredes de Coura de 2015, regressa ao continente mais velho para apresentar um novo disco que terá saída pela referente Matador Records, casa actual de nomes como Yo La Tengo, Lee Ranaldo, Thurston Moore ou Interpol.
Também do país do Tio Sam, Josephine Foster (foto acima) visitará Braga para apresentar o novo disco, “No More Lamps In The Morning”. Depois do estonteante “I’m A Dreamer”, a cantautora vai com o gnration para fora de portas e apresenta-se na beleza única do Salão Nobre do Museu dos Biscaínhos, um concerto inserido no ciclo gnration@, iniciativa que pretende dinamizar actividades culturais em locais emblemáticos da cidade. Josephine actuará a 9 de Abril, num concerto com lotação limitada a 100 pessoas.
São poucos os nomes kraut-rock que conhecemos originários do Chile, mas o que é facto é que possuem um dos segredos mais bem guardados da actualidade do rock psicadélico. O nome já não soará estranho aos mais atentos: Föllakzoid, quarteto que nos leva em transe por longos temas psicadélicos com base rock. Gravado em 2014 e editado um ano mais tarde, “III” marca o segundo disco pela nova-iorquina Sacred Bones, uma das melhores editoras norte-americanas dos últimos anos, sendo este o mote para a passagem por Braga a 17 de Junho.
Ainda sem data de lançamento agendada, os Capitão Fausto (foto acima), uma das mais entusiasmantes bandas portuguesas dos últimos anos, apresentaram já um dos temas que constituirá o terceiro disco, “Capitão Fausto têm os dias contados”. “Amanhã Tou Melhor”, a nova canção, percorre já as bocas de todos os que ansiavam por um novo trabalho do grupo de Lisboa. Apresentam esta e outras novas canções a 14 de Maio, onde teremos também a sorte de ouvir temas que ficaram de “Pesar o Sol”, disco de 2014 que os levou a um patamar mais alto de popularidade.
No esquadrão nacional que visitará o gnration nos próximos meses, B Fachada não ficará de fora. Nome incontornável da música portuguesa – e um dos nomes maiores da canção portuguesa -, regressa a Braga a 25 de junho para levar material novo a um concerto que terá lugar no pátio do edifício. Em 2014, Fachada lançou um brilhante disco homónimo que nos levou a dançar sem igual, percorrendo o país de norte a sul em concertos lotados. No final do ano passado, junto com as Pega-Monstro – e para assinalar uma tour conjunta -, lançou um split em que toca canções das duas irmãs e vice-versa.
Aos novos nomes, o gnration tinha já anunciado o canadiano Tim Hecker, que terá novo disco no próximo mês de Abril. “Love Streams” marcará a estreia de um dos nomes mais respeitados da música electrónica na conceituada editora 4AD. Veremos Hecker na Blackbox a 9 de Maio.
Situado na capital de distrito mais jovem do país e uma das mais jovens da Europa, o projecto resultante da Braga 2012: Capital Europeia da Juventude assinala três anos de existência com as portas abertas e um leque variado de iniciativas culturais. A 30 de Abril, o espaço que se tornou um polo de referência cultural no país oferecerá ao público concertos das bandas portuguesas Sensible Soccers, Glockenwise, PZ e Filho da Mãe.”
Sem Comentários