A Deutsche Grammophon e a Decca anunciaram o lançamento de “Bach 333”, a maior e mais completa caixa dedicada à obra de um único compositor. Esta edição de 222 CDs é o resultado do trabalho de dois anos de curadoria, desenvolvido em parceria com 32 editoras e uma equipa de especialistas no Leipzig Bach Archive, sendo acompanhada de um DVD com um documentário introdutório e de um texto do seu presidente, Sir John Eliot Gardiner. O projecto conta com a consultoria editorial de Nicholas Kenyon, que tece um comentário musical sobre cada trabalho.
“Bach 333” assinala os 333 anos desde o nascimento de J.S. Bach. Ao longo de 16.926 minutos de música e de 5.533 temas, apresenta cada nota musical deste mestre, abrindo a porta ao seu mundo e ao impacto que teve no nosso, de uma forma verdadeiramente imersiva: através de conteúdos áudio, visuais, impressos e online. A caixa, a maior alguma vez dedicada a um único compositor e que excede a já massiva edição “Mozart 225”, de há dois anos, apresenta a obra completa de Bach a partir de 750 artistas e ensembles escolhidos a dedo de 32 editoras, incluindo a Sony, Warner, BIS, SDG, Denon e Harmonia Mundi.
Nesta edição estão incluídos dois livros ilustrados de capa dura. O primeiro, intitulado “LIFE”, apresenta uma biografia profusamente ilustrada pela renomada historiadora de Bach, Dorothea Schröder, além de treze ensaios dos principais investigadores do Leipzig Bach Archive. O segundo, “MUSIC”, consiste num novo ensaio do decano da bolsa de estudos de Bach, Christoph Wolff, seguido por um comentário obra-a-obra de Nicholas Kenyon (autor de “The Faber Pocket Guide to Bach”). Também estão incluídos os textos cantados e traduções em inglês, reproduções fac-símile de pautas e um guia para pesquisas online, incluindo a iniciativa inovadora Bach Digital do Bach Archive. Esta edição está em conformidade com as investigações mais recentes do Leipzig Bach Archive e do seu novo catálogo BWV3, que deve ser publicado em 2019-20. A vida de Bach é explorada em DVD no filme da BBC “Bach: A Passionate Life” de Sir John Eliot Gardiner. A caixa “Bach 333” está organizada cronologicamente e em quatro géneros – musical vocal, música para piano, música orquestral e música instrumental.
As melhores interpretações historicamente informadas incluem um conjunto de Cantatas completas, com destacadas contribuições de Sir John Eliot Gardiner e Masaaki Suzuki, além de fortes interpretações de Ton Koopman, Philippe Herreweghe, Gustav Leonhardt, Nicolaus Harnoncourt, Sigiswald Kuijken e muito mais. Entre outros artistas representados nesta edição estão Reinhard Goebel, Christopher Hogwood, Paul McCreesh, Franz Brüggen, Trevor Pinnock, Christophe Coin, Christophe Rousset e Rinaldo Alessandrini.
Esta caixa traz ainda 50 CDs de gravações alternativas, incluindo interpretações ao piano de peças marcantes por András Schiff, Murray Perahia, Angela Hewitt, Martha Argerich, Alfred Brendel e muitos outros.
90 anos de interpretações da obra vocal e instrumental de Bach podem ser ouvidas em interpretações lendárias de uma infinidade de artistas de Alfred Deller a Lorraine Hunt Lieberson, Adolf Busch a Claudio Abbado, Willem Mengelberg a Karl Richter, Edwin Fischer a Glenn Gould, Albert Schweitzer a Marie-Claire Alain, Wanda Landowska a Zuzana Růžičková, Pablo Casals a Pierre Fournier, Arthur Grumiaux a Anne-Sophie Mutter.
Entre os destaques das 10 horas de novas gravações estão a gravação das Sonatas & Partitas para Violino solo pelo especialista Giuliano Carmignola, bem como 7 estreias de peças nunca antes gravadas – 6 versões alternativas de Chorale e o único arranjo completo de Beethoven de uma obra de Bach.
Os 16 CDs intitulados “Bach Interactive” e “Bach after Bach” formam a base de uma grande oferta para enriquecer a experiência e o conhecimento do impacto único de Bach sobre compositores e a arte de composição desde então, de Mozart e Beethoven até aos mestres de hoje em dia, como Arvo Pärt e György Kurtág. Aqui estão incluídos álbuns de “Bach à la Jazz” (Stéphane Grappelli, Stan Getz, Jacques Loussier, Bill Evans e outros) e “New Colours of Bach” – com remixers, compositores e artistas da actualidade.
“Bach 333” será lançado mundialmente a 26 de Outubro em duas línguas – inglês e alemão. A brincadeira custará perto de 500 euros, e já se encontra em pré-venda.
Sem Comentários