O Musicbox prepara-se para uma nova temporada de concertos e DJ sets com muitos anúncios e revelações. É tempo de revelar quem vai passar pelo clube nocturno do Cais do Sodré nos próximos meses.
Alabaster dePlume estreia-se em Lisboa no dia 23 de Setembro, depois do concerto arrebatador na última edição do Tremor, nos Açores. O poeta e saxofonista autodidacta inglês traz-nos o seu álbum duplo “Gold”, aclamado pela crítica em todo o mundo. Com um saxofone aveludado, pequenas luzes de música de coro e percussão, tudo ombinado com letras incrivelmente positivas e generosas como “Don’t Forget You’re Precious” e “I’m Good at Not Crying”, que nos relembram que há uma forma positiva de encarar o mundo.
Em estreia em Portugal está Chico Blanco, que no seu historial já conta com participação em “Ojalá” de C Tangana em 2020, que junta a singles de sucesso como “WTF is in my Cup”, “Fantasia” ou “Positif Sempre”. Nascido e baseado em Granada, destacado pela imprensa internacional pela sua expansão da fusão da house music com a música urbana, arrisca a tornar-se mais um caso da internacionalização mainstream da música espanhola. Em Portugal começa no dia 24 de Setembro.
Lyzza (na foto) é uma jovem DJ, produtora e vocalista brasileira que se tem destacado na cena eletrónica europeia. Tinha menos de 20 anos quando a sua atuação no Boiler Room a colocou no centro das atenções e, desde então, lançou-se ao mundo da pop de forma feroz, tendo inclusivamente feito uma colaboração com Joe Goddard de Hot Chip e Tom McFarland de Jungle no seu último ep “Deserve It”. No dia 16 de Setembro lança “Mosquito”, a sua nova mixtape da qual acabou de lançar o seu último single “Ressaca”. Chega ao Musicbox no dia 14 de Outubro para mostrar a picada.
Mykki Blanco está de volta a Portugal no dia 23 de Novembro e vai chegar com um disco novo para apresentar, lançado a meio de Outubro. Regressa a Lisboa para um concerto especial na cidade que já chamou de casa e que despoletou esta nova fase da sua carreira. “Stay Close to Me”, contará com as participações especiais de ANOHNI, Devendra Banhart, Jonsi, MNEK, Saul Williams e muitos mais.
No dia 8 de Setembro é dia de Los Sara Fontan, depois de fazerem um dos mais marcantes concertos da última edição do Festival do MIL. A banda que junta Sara Fontán e Edi Pou (do duo internacional Za!), traz-nos a sua experiência imersiva. Um concerto que é uma banda sonora que dá ao ouvinte liberdade para interpretar e sentir a experiência num ambiente pessoal e de forma única.
Tramhaus são a nova esperança do rock europeu, e estão a disseminar o seu pós-punk devastador por toda a Europa chegam a Portugal para uma dose dupla entre Lisboa e Porto, no Maus Hábitos. O grupo é o resultado sónico de uma amizade de um grupo de amigos de Roterdão que 13 de Setembro chega com tudo com o seu último single “Make It Happen”.
Mas ainda há muito para viver na rentrée do Musicbox. A lista de estreias na cidade lisboeta alarga-se, começando pelos Courting, a 7 de Setembro, num concerto Gig Club, da banda que luta pelo prometido revival da britpop. Ou Sunset Rollercoaster no dia 9 de Setembro, outro concerto Gig Club já esgotado e que conta na a primeira parte de 9M88, as duas bandas de Taiwan que nos trazem a energia luminosa do City Pop.
No dia 15, é tempo de receber Catnapp, da Argentina, com a sua intensa atmosfera com batidas pesadas. Uma ode cyberpunk aos contrastes sentimentais da vida. Com colaborações com figuras como os icónicos Modeselektor, trazem-nos o pop futurístico de “Trust”, o disco que lançaram em Maio deste ano. A abrir o concerto estará ISA LEEN, o novo projecto de Rita Sampaio, conhecida por projectos como GrandFather’s House e IVY.
Esgotaram a data de dia 22 de Setembro, por isso foi necessário uma nova data para receber os Fresno, no dia 21. A banda, que é um marco do rock no Brasil, passa por Lisboa para apresentar o seu álbum de originais, “Sua Alegria Foi Cancelada”, que, ironicamente , foi o que aconteceu com o seu concerto de 2020. Voltam agora definitivamente para apresentar os seus hits como “Manifesto” (em parceria com Emicida e Lenine) ou “Hoje Sou Trovão”, com a participação de Caetano Veloso.
1 de Outubro é tempo para outro concerto esgotado, desta vez de Saba, a estreia em Portugal do rapper de Chicago que já colaborou com Chance The Rapper, fez parte dos Ghetto Sage (com Smino e Noname) e também do coletivo independente Pivot Gang.
Mas também existem alguns regressos importantes a assinalar. Como o de NOPORN no dia 6 de Outubro, com o seu novo disco “Contra Dança”. A banda, que já fez parte de festivais como o Burning Man (EUA) ou Coquetel Molotov (Brasil), visita Portugal na sua tour europeia de celebração dos seus 20 anos. Na abertura podemos contar ainda com Rezgate, projecto que junta Gadutra e RezmOrah.
Rosin de Palo é um power duo experimental que junta um contrabaixo e uma bateria para chegar a caminhos inesperados pop. Ecléticos, criam novas sonoridades que os aproximam de lugares tão distintos como o punk, a soul ou a música clássica. Dia 13 de Outubro chegam com a sua música desconstruída, sem pudor.
Na semana seguinte, no dia 21, é tempo de receber a lenda Marcos Valle. O compositor, cantor e instrumentista brasileiro com uma carreira que começou em 1963, já compôs mais de 300 músicas para estrelas como Tim Maia, Diana Krall, Chicago e samplado por Kanye West e Jay-Z, traz-nos a sua carreira recheada de hits, entre a bossa nova, o jazz e o disco-funk.
De regresso, estão também os Acid Mothers Temple, um dos nomes pincelados a ouro do rock psicadélico, vindos do Japão. Dia 2 de Novembro, marca o regresso ao Musicbox do grupo que conta com centenas de lançamentos, com uma energia permanente de produção.
No que toca ao Clubbing, também não faltam razões para dançar a noite toda. Os destaques do mês arrancam já no dia 2 de Setembro, dia em que a pista do Musicbox recebe Badsista. Era produtora para artistas como Linn da Quebrada, mas desde 2021, com o lançamento do álbum “Gueto Elegance”, o mundo ficou a ganhar uma nova DJ fundamental.
INVT é uma dupla que Skream considerou perfeita pela sua mistura entre o dubstep e as batidas mais latinas. No dia 17 de Setembro, este duo dinâmico de Miami traz-nos o poder de “La Chamba”, o disco que lançaram em Abril que é uma simbiose perfeita da exploração de ligações entre Dembow, Garage, Dub, Minimal, Dubstep, Tribal House & Baile Funk.
A argentina Flaca mora em Espanha há alguns anos, e conquistou a atenção da club scene com pérolas como a mixtape “Belicosa y Venenosa”. Regressa no dia 22 de Outubro, depois da inesquecível noite no princípio do ano, quando todos voltámos a dançar.
E, pouco antes do aniversário do Musicbox, em Dezembro, chega de Miami o produtor e DJ Nick León, que começou a sua carreira no hip hop a trabalhar para rappers da Flórida do Sul como Denzel Curry and Robb Bank, até dar o salto para a beat scene. Altamente focado em elementos texturais bem como melodias profundas e som do dia a dia, a sua assinatura é a produção psicadélica que o separa dos seus pares que nos traz no dia 19 de Novembro.
Se por esta figura já tínhamos um quadro bem montado para uma reentré ampla como a vida, mas ainda há um mês de Outubro com a estreia anunciada de vários discos de bandas portuguesas: O sucessor de “Liquid Springs” dos Ditch Days (4/10) abre Outubro, depois Beatriz Pessoa no dia (7/10) e, a 15 do mesmo mês, os Hércules lançam o tão aguardado novo disco.
Sem Comentários