A cerca de semana e meia da 16ª edição do NOS Alive, e antes da aguardada saída dos horários escolares musicais, fazemos uma actualização do que faltava anunciar por aqui, incluindo a festança que se espera do concerto dos Blasted Mechanism.
12 Julho | WTF Clubbing
Dario Faini, profissionalmente conhecido como Dardust, é um pianista, compositor e produtor multiplatina italiano, um dos mais influentes da sua geração. Dardust lançou já quatro álbuns, com um estilo pessoal que combina piano minimalista com sons electrónicos contemporâneos. A sua música já foi ouvida em eventos globais como os Jogos Olímpicos, o Super Bowl, o NBA All Star Game, na Eurovisão e numa digressão europeia. Como compositor e produtor excepcional, alcançou uma série de êxitos na Itália, com mais de 95 discos de Platina e duas vitórias no “Festival de Sanremo”: a primeira em 2019 com “Soldi”, de Mahmood, e na última edição com “La Noia”, de Angelina Mango.
Como compositor, criou o primeiro projecto musical italiano capaz de combinar o mundo do piano minimalista com a imagem electrónica actual do norte da Europa. Uma missão que atravessa o eixo geográfico/musical Berlim – Reykjavik – Londres e, a partir destes locais, reinicia a elaboração de uma trilogia de álbuns iniciada com o álbum de estreia “7”, continuada com “Birth” e finalizada com “S.A.D. Storm and Drugs”, lançado no mercado internacional em 2020 pela Sony Masterworks e Artist First.
O aguardado álbum duplo “Duality” foi lançado a 28 de Outubro de 2022. Um título que resume a clara intenção do artista de separar a alma electrónica da pianística, misturadas até aquele momento e nos álbuns anteriores.
Após uma digressão que durou quase um ano com mais de 30 espectáculos em teatros italianos, clubes europeus e festivais de verão, Dardust lançou o single “Outside”, um retorno à atmosfera mais pianística e íntima, antes de voltar aos palcos no inverno com “Duality + Guests”, a versão especial e renovada da anterior “Duality Tour”. Enquanto trabalha no próximo álbum, viajando entre Paris e Nova York em busca de inspiração para novos sons, Dardust aterra no Passeio Marítimo de Algés no dia 12 de Julho.
12 Julho | WTF Clubbing
O mais recente trabalho de Diana Lima, composto por 7 faixas, foi apresentado com o single “Não Somos Iguais”, cujo videoclipe tem a assinatura da realizadora Leonor Patrocínio. Do mesmo trabalho constam temas da autoria de Diana Lima, que assume a composição e interpretação de todas as músicas.
Em 2023, a artista tinha já apresentado “Ponto Para Terminar”, música que integra também o EP, e entrou nas listas de Airplay das rádios nacionais. Nesse mesmo ano, juntou-se a Murta para o single “Tu Sabes”, que registou um elevado desempenho nas rádios nacionais e nas plataformas digitais. As Novas Quintas do Teatro Aveirense e o Capitólio (Lisboa) receberam-na para as primeiras apresentações do novo EP, preparando-se agora para actuar no NOS Alive, num concerto que pretende continuar a destacá-la no universo dos compositores e intérpretes pop em Portugal.
12 Julho | WTF Clubbing
Os Sea Girls vêm apresentar o terceiro álbum de estúdio “Midnight Butterflies”, com edição prevista para 14 de Junho. Dividido em 12 partes melodicamente pop, o álbum é o som confiante de uma banda que está a chegar ao seu apogeu. É música pop inteligente e positiva para o século XXI, genuína, autêntica e com uma mensagem positiva, que percorre todo o álbum. Totalmente revitalizada criativamente, a banda afirma-se artisticamente, preparando-se de coração aberto para o seu maior ano até agora.
“Parece e soa como uma banda principiante a fazer o seu enérgico e intocado álbum de estreia. É super optimista e eufórico. Houve uma enorme liberdade na realização deste trabalho. É um momento emocionante para a música em todos os géneros, e quem não quer fazer parte disso?”, conta Henry Camamile, vocalista do quarteto.
Os Sea Girls entraram em cena em 2017 e nunca mais olharam para trás. Os álbuns “Open Up Your Head” (2020) e “Homesick” (2022) chegaram ao top três das tabelas de álbuns do Reino Unido e têm sido presença constante nas rádios desde o primeiro dia. Múltiplos ‘Hottest Records’ na BBC Radio 1, faixas em playlists e sessões, apoiados e aclamados pela imprensa especializada e mais de 220 milhões de streams, fazem da banda um dos projetos mais interessantes desta geração.
12 Julho | Palco NOS
As músicas de Ashnikko são como portais que nos transportam instantaneamente para um universo hiperactivo, sensual e fantasioso, onde as emoções são dramatizadas, os estereótipos de género são perturbados e a vingança reina suprema.
Desde 2016, altura em que fez upload da sua primeira música, “Krokodil”, no SoundCloud, que Ashnikko tem vindo a crescer gradualmente como uma das artistas mais promissoras da indústria. Dos sucessos instantâneos de “Halloweenie” e “STUPID (ft. Yung Baby Tate)” – que ganhou certificação de ouro nos Estados Unidos e Canada -, até ao pop alternativo de sucessos virais como “Daisy” e “Slumber Party (ft. Princess Nokia)”, o seu som está em constante evolução, ancorado por um humor malicioso e uma personalidade subversiva que não poderia pertencer a mais ninguém.
Ao longo de sua carreira, Ashnikko continuou a surpreender e inovar, colaborando com artistas como Doja Cat e Lady Gaga, contribuindo para bandas sonoras e álbuns de remix. Enquanto “DEMIDEVIL” (2021) – elogiado pela crítica e pelo público – mostrou uma abordagem mais directa, enfrentando directamente temas de revolução sexual e vingança, o seu álbum de estreia “WEEDKILLER” (2023) é mais alegórico, rumando à libertação e perseverando através da escuridão para alcançar a luz inevitável. Todo este talento ganha corpo e forma ao vivo, com as suas suas performances energéticas e uma presença em palco cativante.
13 Julho | Palco NOS
Nascidos em 1995, os icónicos Blasted Mechanism são uma banda actualmente composta por Valdjiu, Guitshu, Fred Stone, Riic Wolf e Ary. Com mais de uma dezena de discos editados, já conquistaram um Globo de Ouro e foram distinguidos com três nomeações para o MTV Best Portuguese Act. Pisaram os maiores palcos nacionais e passaram por tantos outros lá fora, mas mantêm a tradição de tocar no NOS Alive, tendo passado pelo palco do festival em 2007, 2012, 2015 e 2018, com um concerto que marca o início da preparação da celebração dos 30 anos de Blasted Mechanism.
No dia 24 de Maio foi reeditado, em formato digital, o seu disco mais raro, “Balayashi”. Este EP de 5 temas, editado em 1996 e que apenas teve direito a 10,000 unidades físicas, foi imediatamente aclamado pela imprensa nacional, e conta com o single “Atom Bride Theme”, clássico que definiu o techno orgânico dos Blasted Mechanism.
Incontornáveis na música portuguesa, fundindo rock com electrónica e elementos de diversas músicas tradicionais do mundo, os Blasted Mechanism representam uma força vanguardista e inesgotável de entretenimento, um modo inconformado de se estar na vida.
Notas soltas
A vencedora do Festival Termómetro 2024, MaZela, está confirmada no Palco Heineken no dia 11 de Julho.
O Palco Coreto está de regresso ao Passeio Marítimo de Algés com (11 de Julho) Inês Apenas, Tipo, João Não & Lil Noon, Ricardo Crávidá, QUANT; (12 de Julho) Malva, Br!sa, L-Ali, Maudito, Bruma; (13 de Julho); Catarina Branco, Capital da Bulgária, Marquise, Isa Leen e Groove Armanda.
O Palco Comédia regressa ao Passeio Marítimo de Algés com um cartaz que reúne alguns dos maiores nomes da comédia nacional e a novidade de um host diário: Catarina Moreira no dia 11 com Gilmário Vemba, Beatriz Gosta, Dário Guerreiro, Rui Xará, Pedro Sousa, Eduardo Marques e Mariana Rosária; Hélder Tavares no dia 12 com Eduardo Madeira, JEL, Joel Ricardo Santos, John Mendes, João Pinto, Vasco Pereira Coutinho e Joana Oliveira; e Luís Pinheiro no dia 13 com Fernando Rocha, Manuel João Vieira, Almanaque Sincero (Guilherme Fonseca, Pedro Durão e Duarte Correia da Silva), Duarte Pita Negrão, Joana Gama, Joana Miranda e Tiago Pereira.
Promotora: Everything is New
—
Foto: Rita Carmo
Sem Comentários