A World Music está de regresso ao Grande Auditório da Gulbenkian, com grandes intérpretes da Ásia Central e Médio Oriente para uma série de três concertos de celebração do Noruz, o Ano Novo dos povos que fizeram parte do antigo Império Persa, festejado, a cada primavera, por cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.
O Festival tem início no dia 30 de Março com a compositora e improvisadora franco-iraniana, Farnaz Modarresifar, a interpretar repertório tradicional persa ao som do santur, instrumento de cordas com uma sonoridade única. Na segunda parte, Ariana Vafadari apresenta o seu projecto Gathas, Songs My Father Taught Me, que simboliza a íntima ligação da cantora e compositora às suas raízes culturais persas.
No dia 31 de Março, sobem ao palco do Grande Auditório Homayoun Sakhi e convidados para um espectáculo dedicado à música afegã, onde se cruzam as tradições pachtuns, tajiques, baluchis e hazaras.
No último dia, 1 de Abril, será a vez da música tradicional e danças populares do Uzbequistão encherem o Grande Auditório de cor e alegria, com a cantora Yulduz Turdieva a mostrar porque é considerada uma verdadeira diva na Ásia Central.
Elevado a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2009, a festa colectiva do Noruz chega à Fundação Gulbenkian para celebrar uma tradição que tem sobrevivido a conflitos e mudanças sociais profundas através dos séculos. Noruz Mubarak (Feliz Ano Novo)!
Sem Comentários