Exactamente um dia após terem actuado no festival Vodafone Paredes de Coura, os franceses L’Impératrice confirmavam o seu regresso a Portugal. O concerto, que terá lugar no próximo dia 2 de Novembro no Lisboa ao Vivo (LAV), será o primeiro em nome próprio da banda no nosso país, depois de terem sempre saído dos festivais com a nota máxima.
Desde o concerto de Coura, muita coisa aconteceu no universo L’Impératrice. Uma rodela nova chegou às lojas, a banda atingiu o pico de forma e, quando ninguém esperava, a vocalista Flore Benguigui, na banda há 9 anos, anunciou a sua saída – já comunicada à banda alguns meses antes -, devido a uma exaustão física e psicológica. Na mensagem que deixou nas redes sociais, Flore Benguigui falou de algumas divergências pessoais e artísticas com a banda, mas apontou sobretudo o dedo ao impacto da indústria musical na saúde mental, que descreveu como “tóxica e injusta, sobretudo em relação às mulheres e aos artistas considerados mais vulneráveis“.
A verdade é que o showbizz é implacável e, como a História tão bem nos tem ensinado, sobretudo em tempos mais distantes, “Impératrice morta, Impératrice posta”, salvo seja. Não querendo regressar ao tempo em que eram uma banda instrumental, os L’Impératrice optaram por uma contratação no campeonato francês, substituindo Benguini pela artista francesa Louve, de quem disseram tratar-se de “uma intérprete incrível“, dotada de uma voz que casa na perfeição com a banda. A coroação segue dentro de momentos.
A banda parisiense traz consigo a apresentação de “Pulsar”, disco editado em Junho deste ano. Rodela que mantém a ponte entre a italo-disco dos anos 70 e a pop francófona, passagem que caracterizou trabalhos anteriores como “Matahari” (2018) e “Tako Tsubo” (2021), estendendo agora a novos públicos graças a colaborações com Maggie Rogers (“Any Way”) ou Erick the Architect (“Sweet & Sublime”). A primeira parte do concerto em Lisboa estará a cargo de Oracle Sisters.
A abertura de portas está marcada para as 20h00, e o concerto para as 21h00. Os bilhetes foram colocados à venda no site da promotora responsável, a Last Tour, assim como na plataforma Fever, mas parece que já foram todos vendidos. Nem a mudança de coroa pára estes franceses.
—
Promotora: Last Tour
Sem Comentários