Os Forest Swords são um projecto de Mathew Barnes, produtor e designer gráfico, que às batidas de veia hip hop junta samples atmosféricos e delírios sacados à guitarra, tudo embrulhado como um boletim meteorológico para dias feitos de sonhos ventosos e alguma precipitação.
Matthew começou a produzir música como Forest Swords em 2009, tendo desde logo despertado a atenção com o EP “Dagger Paths”. O primeiro longa-duração teve de esperar algum tempo, uma vez que Mathew recebeu encomendas para três peças a apresentar na edição de 2011 do Abandon Normal Devices Festival tendo, no ano seguinte, produzido um single para os How to Dress Well – para além de trabalhar regularmente como designer gráfico.
2013 foi o ano do regresso dos Forest Swords com o tema “Thor’s Stone”, que serviu de lançamento a “Engravings”, o longa-duração editado na recta final desse ano. Nos anos seguintes Mathew dedicou-se às bandas sonoras, tendo participado no jogo Assassin’s Creed: Rogue e nos filmes La Fête (Est Finie) – sobre as mudanças climáticas que teve também temas dos Massive Attack e Young Fathers – e In the Robot Skies – um filme de ficção científica filmado inteiramente com drone –, bem como de Shrine, uma peça de dança inspirada pelo corpo humano.
Para o segundo longa-duração dos Forest Swords, intitulado “Compassion” – lançado este ano -, Barnes diz-se ter inspirado nos tumultos políticos de finais desta década, bem como na forma vertiginosa e flexível em que o acto de comunicar se transformou. Um mimo de disco que os Forest Swords irão apresentar nos próximos dias em Portugal em dose dupla: 29 de Novembro em Braga, no GNRation e, no dia seguinte, na Galeria Zé dos Bois (ZDB) em Lisboa.
Sem Comentários