12 e 13 de Setembro. São estes os dias dedicados à 18.ª edição da Festa do Jazz português, o mais importante festival de jazz feito por músicos portugueses a nível mundial com o melhor da música improvisada. Fica o devido enquadramento e apresentações à boleia do comunicado de imprensa que nos chegou à redacção.
Desde a sua primeira edição que a Festa do Jazz se dedica a apoiar e cuidar dos músicos de jazz portugueses. Em 2020 esse apoio torna-se ainda mais urgente e relevante devido às dificuldades que os técnicos, produtores, músicos e todos os envolvidos nesta área enfrentam.
Assim, a Festa do Jazz 2020 associa-se ao Fundo de Solidariedade com a Cultura lançado pela Santa Casa, GDA, Audiogest e GEDIPE através da recolha de donativos, via website Associação Sons da Lusofonia, que revertem a 100% para o fundo.
Esta edição realiza-se, pela primeira vez, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, e conta com uma parceria inédita com a RTP Palco. Desta forma, todos os conteúdos Festa do Jazz 2020 estarão disponíveis nesta plataforma, além dos concertos serem transmitidos em directo.
A Festa do Jazz é um acontecimento único em Portugal que mostra o melhor da música improvisada portuguesa. É na Festa que o jazz português se tem deixado inspirar em momentos de encontro entre diferentes gerações de músicos, produtores, editores, investigadores, escolas e estudantes, amantes do jazz e diferentes públicos.
É nesta Festa que o jazz português se deixa inspirar, num momento de encontros entre gerações e diversos elementos e públicos: músicos, estudantes, produtores e amantes do jazz.
Face às condições actuais da pandemia, esta edição da Festa do Jazz não terá público presencial, porém todos os conteúdos serão disponibilizados gratuitamente nas plataformas da RTP Palco – programação completa no seguimento deste texto.
A Associação Sons da Lusofonia (ASL) com direcção artística do músico Carlos Martins, programa, organiza e produz a Festa do Jazz que culmina num fim-de-semana de concertos e outras actividades que permitem reflectir sobre o momento que esta área da cultura vive actualmente.
“O jazz sempre foi uma música de resistência e de coragem.
Coragem para fazer oposição social e política a acontecimentos de tendência normalizante mas também oposição cultural, incluindo a luta pessoal e colectiva contra a resistência ao novo e ao risco, e muitas vezes um ato de coragem criativa contra a banalização da vida em sociedade.”
Assim começa o “Livro Festa do Jazz” que é lançado no dia 12 de Setembro com presença de José Dias, Gonçalo Frota e Carlos Martins e que marca o arranque de toda a programação da Festa do Jazz 2020.
Um livro que conta a história da Festa do Jazz que, em muitos pontos, se confunde com a história contemporânea do jazz em Portugal e traça o perfil de alguns dos seus intervenientes.
A programação de dia 13 de Setembro, domingo, arranca com o debate “Portugal, Jazz e a questão racial” com Mamadou Ba (SOS Racismo), Maria João e Selma Uamasse.
O Jazz tem na sua génese uma forte ligação às comunidades negras, aos seus ritmos e formas de interpretação musical. Neste debate pretende-se recuperar essas referências históricas, trazendo-as para a actualidade de forma a reflectir sobre o momento actual que vivemos no que diz respeito às questões raciais mas também de diferença de género.
Em termos de programação musical, durante dois dias, o CCB recebe uma enorme variedade de artistas e propostas musicais. Pelo palco do Pequeno Auditório passam Tomás Marques Quarteto, Andy Sheppard Quarteto, o projeto Volúpias + Rodrigo Pinheiro, João Barradas a solo, Susana Santos Silva e Angélica Salvi Duo, Sound of Desire (trio de Ricardo Toscano) e ainda um encontro de grandes músicos de jazz no panorama português Carlos Martins / João Paulo Esteves da Silva / Carlos Bica / João Lobo.
De destacar a Homenagem a Bernardo Sassetti com participação de João Mortágua (saxofone alto), João Pedro Coelho (piano) e os seus acompanhantes de sempre, Carlos Barretto (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria) assim como a sessão de encerramento no dia 13 de Setembro, pelas 22H00, com Maria João e Carlos Bica.
Todos os concertos serão transmitidos em directo através da RTP Palco.
A Festa do Jazz 2020 volta a incluir na sua programação o Encontro Nacional de Escolas, permitindo que os jovens novos talentos do jazz nacional possam mostrar o seu trabalho e valor, integrados numa programação de excelência. JB Jazz Clube, Art’J – Jobra, JAHAS Rockschool Porto, Curso Profissional de Instrumentista de Jazz da Bemposta, ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Universidade Lusíada de Lisboa e Universidade de Évora são as escolas que participam desta iniciativa na edição deste ano.
Na Festa do Jazz 2020, tal como tem acontecido nas edições anteriores, serão atribuídos os Prémios RTP / Festa do Jazz consolidando a parceria entre a Associação Sons da Lusofonia e a RTP, que promove a música improvisada portuguesa e dá a conhecer ao público os melhores músicos nacionais de cada ano.
Esta edição realiza-se com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, DGArtes, Centro Cultural de Belém (CCB) e DST Group e, através da recolha de donativos, contribui para o Fundo de Solidariedade com a Cultura. O espírito deste fundo é o de apoiar individual e financeiramente o maior número de pessoas possível, afectadas e em situação de carência devido a cancelamentos ou a adiamentos de actividades culturais devido à Covid-19.
PROGRAMA COMPLETO FESTA DO JAZZ 2020
Com emissão na RTP Palco
Sábado – 12 de Setembro
17h00 – 17h40
Lançamento do “Livro Festa do Jazz”
Com: José Dias, Gonçalo Frota e Carlos Martins
17h40 – 18h00
Encontro Nacional de Escolas
18h00 – 18h40
Em Directo
Tomás Marques Quarteto
Tomás Marques, saxofone
Samuel Gapp, piano
Rodrigo Correia, contrabaixo
Diogo Alexandre, bateria
18h40 – 19h00
Encontro Nacional de Escolas
19h00- 19h40
Carlos Martins, saxofone
Carlos Bica, contrabaixo
João Lobo, bateria
João Paulo Esteves da Silva
19h40 – 20h00
Encontro Nacional de Escolas
20h00 – 20h20
Encontro Nacional de Escolas
20h20 – 21h00
Formação Avançada
Com: Pedro Costa, Gonçalo Frota e Carlos Martins
21h00 – 21h40
Homenagem a Bernardo Sassetti
João Mortágua, saxofone alto.
João Pedro Coelho, piano.
Carlos Barretto, contrabaixo.
Alexandre Frazão, bateria.
21h40 – 22h00
Prémios RTP/Festa do Jazz
Com: João Almeida (Antena 2) e Carlos Martins (ASL)
22h00 – 22h50
Andy Sheppard Quarteto
Andy Sheppard, saxofone tenor/soprano
Mário Delgado, guitarra.
Hugo Carvalhais, contrabaixo.
Mário Costa, bateria.
Domingo – 13 de Setembro
16h30 – 17h40
Debate “Portugal, Jazz e a questão racial”
Com: MamadouBa, Maria João, SelmaUamasse.
17h40 – 18h00
Encontro Nacional de Escolas
18h00 – 18h40
Volúpias + Rodrigo Pinheiro
Pedro Sousa, saxofone tenor.
Rodrigo Pinheiro, piano.
Hernâni Faustino, contrabaixo.
Gabriel Ferrandini, bateria e percussão.
18h40 – 19h00
Encontro Nacional de Escolas
19h00 – 19h40
João Barradas Solo
João Barradas, acordeão e acordeão midi.
19h40 – 20h00
Encontro Nacional de Escolas
20h00 – 20h20
Combo Feminino
Inês Proença, instrumento
Eunice Barbosa,
20h20 – 21h00
Angelica Salvi + Susana Santos Silva
Angelina Salvi, harpa.
Susana Santos Silva, trompete.
21h00– 21h40
Sound of Desire
Ricardo Toscano, saxofone.
DemianCabaud, contrabaixo.
Marcos Cavaleiro, bateria.
21h40 – 22h00
Menções Honrosas Escolas / Discurso
Com: Carlos Martins
22h00 – 22h50
Maria João + Carlos Bica
Maria João, voz.
Carlos Bica, contrabaixo.
André Santos, guitarra.
João Farinha, electrónica, teclados e sintetizadores.
Sem Comentários