Quentin Sirjacq estará no próximo dia 18 de Março em Coimbra, no recomendado Salão Brazil, naquele que será o seu primeiro concerto a solo em Portugal. Num concerto promovido numa joint venture Pinuts/Lugar Comum, o músico francês irá apresentar “Far Islands and Near Places”, o seu novíssimo disco.
Ao piano, Quentin Sirjacq estabelece uma harmonia entre o lado mais clássico, a experimentação de ritmos dados à modernidade e o reconfortante minimalismo, numa “conjugação da melancolia de Erik Satie com o transe minimalista de Steve Reich e a ascensão rítmica de Philip Glass” (do press release). Ao ouvirmos “Bright Days Ahead” – banda-sonora para o filme homónimo), o longa-duração editado em 2013, assinamos por baixo esta boa conjugação de influências.
Sirjacq surgiu no circuito avant-garde em Amesterdão depois de completar os estudos no Royal Conservatory of the Hague, na Holanda, actuando por diversas vezes com o guitarrista avant-rock Fred Frith, que o levou a estudar composição no Mills College, em Oakland, California. O seu talento levou-o a actuar com grandes nomes da música experimental, tais como Joëlle Léandre e William Winant.
O seu percurso tem sido marcado por um gosto muito eclético, desde o primeiro álbum “La Chambre Claire” (2009) e a já referida banda-sonora, onde combinou instrumentos como o violino, o violoncelo, a guitarra e o vibrafone, ou mais tarde em “Piano Memories” (2014), registo que chegou acompanhado de sons mais electrónicos.
Paralelamente à sua carreira a solo, Quentin Sirjacq tem trabalhado em dupla com Chris Hooson, dos Dakota Suite, uma parceria da qual resultaram três discos: “Vallisa”, “The Side Of Her Inexhaustible Heart” e “There Is Calm To Be Done”.
Em “Far Islands and Near Places” (2016), lançado pela editora japonesa SCHOLE em Janeiro deste ano, Quentin acrescenta ritmo e novos sons ao seu piano através de sintetizadores, marimba e vibrafone, de forma a – palavras do próprio – “permitir ao ouvinte viajar por diversos lugares do subconsciente” e “despoletar várias interpretações diferentes.” Para conferir este mês na ilha de Coimbra.
Data extra!
19 Março · 21h30 · O Bom O Mau e O Vilão (Lisboa)
Sem Comentários