“As Coisas que as Coisas Fazem Quando Ninguém Está a Ver” (Orfeu Negro, 2024) é um livro divertido e bem-humorado. Um poema excêntrico que possibilita exercitar o pensamento absurdo. Um ensaio visual que estimula a criatividade e a imaginação. Um livro extraordinário.
A narrativa visual inicia-se, em página dupla, com um convite ao leitor, ainda que subtil, para observar os objectos que habitam na sala de uma casa – talvez da nossa casa. Eis o momento para recordar a questão de partida: quando ninguém está a ver, o que fazem as nossas coisas? Desafio difícil? Nem por isso.
Luís Leal Miranda cria uma narrativa textual, onde as frases simples e incisivas nascem do humor e de uma realidade surreal. As ilustrações de Carolina Celas convocam o leitor à observação minuciosa, a espicaçar formatos convencionais e a perguntar o que está para além do que vemos.
![As Coisas que as Coisas Fazem Quando Ninguém Está a Ver, Luís Leal Miranda, Carolina Celas, Deus Me Livro, Orfeu Negro,](https://deusmelivro.com/wp-content/uploads/2025/02/as-coisas-que-as-coisas_inside.jpg)
Quando olhamos para um guarda-chuva, o que vemos? Um simples guarda-chuva, ou somos capazes de imaginá-lo a despir as suas varetas? E se tal acontecer? Continuamos a ver um guarda-chuva ou será que vemos uma outra coisa, por exemplo, uma bengala? E se a bengala jogar às escondidas? Ou se se disfarçar de cabide? E se o clipe desejasse praticar ioga? E se uma peúga imaginar que é actriz e quiser subir a palco para contar essa história? Será que os objectos estão tão sossegados como pensamos?
É na capa do livro que tudo começa: o zoom da estante, os objectos e o título incompleto aguçam a curiosidade do leitor. As guardas, iniciais e finais, apresentam-nos alguns dos objectos que entram nesta história. Será que conseguimos reconhecê-los ao longo da narrativa? E poderemos dar-lhes um outro destino? Um livro para (re)ler e imaginar, uma verdadeira ode à criatividade.
![As Coisas que as Coisas Fazem Quando Ninguém Está a Ver, Luís Leal Miranda, Carolina Celas, Deus Me Livro, Orfeu Negro,](https://deusmelivro.com/wp-content/uploads/2025/02/CAPA_as-coisas-que-as-coisas-fazem.jpg)
Luís Leal Miranda estudou Comunicação Social e é hoje jornalista, argumentista, dramaturgo, redactor publicitário, autor e editor.
Carolina Celas formou-se em Design em Aveiro, com uma pós-graduação em Ilustração na EINA, em Barcelona, e completou o Mestrado em Comunicação Visual, na Royal College of Art, em Londres. A sua ilustração explora o detalhe, o humor e o surreal, desafiando temas e formatos convencionais. Tem participado em diversas exposições nacionais e internacionais.
Sem Comentários