“Enciclopédia das Criaturas Mágicas” (Fábula, 2024) é um livro belíssimo, sobre seres mágicos de todo o mundo. O leitor descobrirá, ao virar de cada página, criaturas que habitam em densas florestas, bosques, desertos, tocas subterrâneas, cumes rochosos e em lagos, rios, charcos e oceanos profundos.
Que criaturas mágicas são estas? Trata-se de seres “que desempenham um importante papel em mitos, lendas e folclore de distintos países e culturas”, com poderes mágicos – como o da invisibilidade ou da metamorfose – e que nos encantam e surpreendem.
Nas páginas deste magnifico livro descobrimos histórias maravilhosas sobre criaturas várias, como unicórnios, centauros, a corça de Cerineia, o trol da montanha, a serpente do lago do pescoço comprido, o demónio de Jérsia, o sapo fuerzo, o dragão chinês, grifos, a fénix, o pássaro-trovão, o basilisco – a criatura mais perigosa – ou o baku – essa criatura amável que, segundo os japoneses, visita os seres humanos enquanto dormem para cumprir uma função útil: devorar os pesadelos que atormentam os humanos. Conseguiremos desvendar tão grandes mistérios? Serão estas narrativas verdadeiras ou puras fantasias? Será que isso importa? Ou será que o importante é termos a capacidade de imaginarmos?
“Enciclopédia das Criaturas Mágicas” é um livro sublime, esteticamente cuidado, quer textualmente quer visualmente. As ilustrações cuidadas e detalhadas invocam o mundo bibliográfico onde se poderá encontrar o caderno de um zoólogo – Dr. Dimitros Pagois –, que “inclui apontamentos do diário de Artemis Matsouka” onde estão registadas as descobertas deste mundo misterioso das criaturas mágicas que vivem entre nós. Em nota do editor, o leitor é advertido que “não é possível confirmar a autenticidade dos conteúdos deste livro”. Ao longo deste caderno do zoólogo, o leitor ficará a saber mais sobre a anatomia das criaturas, o seu habitat e a região onde vivem, o ciclo de vida e a dieta, os seus comportamentos e outras informações pertinentes. Um livro mágico para encantar jovens e menos jovens.
Emily Hawkins é escritora e editora de livros infantis. É autora de vários livros, que já venderam mais de 16 milhões de cópias em todo o mundo. Vive em Winchester com a família.
Jessica Roux é ilustradora, autora e jardineira. Vive em Nashville. Adora explorar o seu quintal e viver rodeada de natureza. Através da utilização de cores suaves e formas rítmicas, retrata a flora e a fauna com detalhes intrincados que lembram uma beleza antiga.
Sem Comentários