Henrique Coser Moreira volta a surpreender, com (mais) uma banda desenhada invulgar, extraordinária e singular. Os leitores são convidados a acompanhar o Sr. Gato, habitante de um mundo vazio e silencioso, que enquanto coloca a água a ferver para fazer um chá decide sair de casa e explorar a redondezas – assim começa a mais bela e extraordinária das magias.
O poder das imagens ecoa no leitor, transportando-o para um universo poético e humorístico, onde a imaginação parece não ter fim. Segue uma estrutura sequencial, onde as palavras não têm lugar, pois os acontecimentos sucedem-se uns aos outros, ora mais lentos, ora mais rápidos, mais perto ou mais longínquos.
As guardas, iniciais e finais, marcam o tempo da narrativa. As iniciais apresentam uma pequena casa, num espaço desocupado, enquanto as finais estão repletas de objectos, animais, flores e árvores. Serão fruto da magia do Sr. Gato? Ou serão reais? Não há nada melhor, para fazer grandes leitores, do que bons livros. “O Sr. Gato Mágico” (Planeta Tangerina, 2024) é um excelente exemplo de um bom livro. Pequeno, mas enorme.
Henrique Coser Moreira nasceu na cidade de Curitiba, no Brasil, em 1998. Em criança, era muito tímido, sossegado e observador. Sempre se expressou melhor com desenhos do que com palavras. Quando andava na escola, passava os dias a desenhar nas margens dos livros, nos cadernos ou na própria mesa. Hoje, é ilustrador e designer gráfico. Interessa-se muito pelo universo editorial e em explorar o uso da ilustração como meio de comunicação. Em 2022, o Planeta Tangerina publicou o seu primeiro livro, “O Primeiro Dia”, obra vencedora do IV Prémio internacional de Serpa para Álbum ilustrado. Em 2023, foi seleccionado para a 57ª “Illustrators Exhibition” na Feira Internacional do Livro Infantil, tendo também recebido uma Menção Especial no Bologna Ragazzi Award (BRAW), na categoria de “Comics – Early Reader”.
Sem Comentários