Entre 24 a 26 de Maio, o Fórum da Maia volta a ser a capital nacional da banda desenhada com mais uma edição do festival Maia BD. Promovido pela Câmara Municipal da Maia e organizado pela cooperativa A Seita, isto depois de uma edição-piloto em 2023, o vai com a presença de mais de 30 autores nacionais e internacionais de BD e 13 exposições, que estarão patentes de 24 de Maio a 16 de Junho.
Entre os pontos fortes está o lançamento das edições comemorativas de Filipe Seems, da dupla Nuno Artur Silva e António Jorge Gonçalves (Edições Asa) – com a presença dos autores -, e uma exposição de originais “Filipe Seems nos seus 30 anos”, da autoria de António Jorge Gonçalves.
Outro dos pontos altos do festival vai ser um painel dedicado à censura e repressão da liberdade artística, com a presença de dois autores que foram perseguidos no seu país de origem e forçados ao exílio: o paquistanês Taha Sidiqqui e o iraniano Mana Neyestani, numa conversa moderada por Jorge Pinto, autor de BD e deputado da Assembleia da República.
Os Clássicos da Literatura Portuguesa em BD estão de regresso ao festival com uma apresentação dos álbuns “A Peregrinação vol. 1” e “O Fato Novo do Sultão”, com a presença dos autores e artistas.
Uma das jóias de coroa da Maia BD será a exposição “Comics Americanos: Para Além dos Super-Heróis”, que irá mostrar a riqueza da BD anglo-saxónica com uma selecção de obras e pranchas icónicas que vão de The Sandman ou Love and Rockets até Sin City e V de Vingança (colecção privada).
Três dias repletos de actividades como lançamentos de livros, cosplay, espectáculos, workshops e exibição de cinema de animação. Toda a programação está disponível aqui.
Sem Comentários