“Esta história não é sobre uma gatinha
Esta história não é sobre o cão
Esta história não é sobre as pessoas que passeavam o cão e presta, atenção
Esta história não é sobre a mulher que tomou conta do cão
Esta história não é sobre os gémeos que ofereceram uma caixa
Esta história não é sobre o homem que bebia chá
Esta história não é sobre a menina que perguntou: «Pode ir para a nossa casa?»“
Afinal, de que nos fala esta história? Este é um livro para jovens curiosos, que gostam de mistérios e contradições, de observar e descobrir detalhes. Numa enumeração constante, é permitido ao leitor construir a narrativa, sempre acrescentando um detalhe, uma nova personagem. Pouco a pouco, o leitor conhece melhor o bairro, as pessoas que lá habitam, as suas rotinas e os vizinhos. “Esta História Não é sobre Uma Gatinha” (Fábula, 2023) é um texto fantástico sobre a importância do olhar, do poder da atenção, da generosidade, da partilha e da entreajuda. Uma história que nos obriga a pensar nos dias agitados, nos turva o olhar e inibe a partilha e o convívio. Um livro para ler e dar a ler.
As ilustrações são belíssimas. Num ambiente tranquilo, duas andorinhas pairam no céu, as janelas da casa entreaberta dão início à narrativa. Em página dupla, as ilustrações apresentam o bairro, a sua vida agitada e todos os que nele habitam. Mesmo antes das guardas finais, regressamos ao ponto de partida. Agora, numa noite de lua cheia, as estrelas brilham e na janela, ainda entreaberta, vemos a luz que iluminará o final do dia.
Randall de Sève é autora de álbuns premiados e bestsellers do New York Times. As suas histórias nascem de experiências reais e ganham vida na sua imaginação. “Esta História Não é sobre Uma Gatinha” foi inspirado numa gata que se escondeu debaixo de um carro, em frente à casa da Randall, em Brooklyn, e que foi resgatada por um grupo de vizinhos com corações gigantes.
Carson Ellis, autora e ilustradora norte-americana, estudou Pintura na Universidade de Montana. Viveu e trabalhou um pouco por toda a América do Norte, como artista, vendedora de cachorros-quentes, modelo e babysitter. “Casa”, o seu primeiro livro a solo, foi considerado um bestseller pelo jornal The New York Times. KÉ IZ TUK, o seu segundo livro (Orfeu Mini, 2016) recebeu a Menção Honrosa da Medalha Caldecott e o Prémio E. B. White Read Aloud.
Sem Comentários