Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sobre o livro
Parece relativamente consensual que a banda desenhada portuguesa vive um dos seus melhores momentos de sempre, apesar das inevitáveis dificuldades. Embora existam diversos podcasts e blogues com entrevistas a autores nacionais e algumas entrevistas nos jornais, ou na rádio, o crescimento do mercado da banda desenhada nacional não se traduziu até agora no aparecimento de livros sobre BD e ainda menos num livro de entrevistas a autores nacionais, com distribuição comercial. Para suprir essa lacuna, A Seita aproveitou o apoio do Programa Garantir Cultura para dar voz a alguns dos principais criadores de banda desenhada em actividade.
Os escolhidos para as conversas do presente livro foram Filipe Melo e Juan Cavia, Joana Afonso, Jorge Coelho, Luís Louro, Marco Mendes, Nuno Saraiva, Osvaldo Medina e Paulo Monteiro. Autores muito diferentes entre si, mas unidos pela mesma vontade de contar histórias articulando o texto e a imagem.
Realizadas entre Novembro de 2021 e Março de 2022, estas oito conversas — que na verdade são nove, uma vez que há uma dupla — possibilitarão ao leitor uma visão mais abrangente do panorama actual da BD portuguesa e um melhor conhecimento dos autores por trás das obras:
Este livro é um dos oito títulos incluídos no projeto «Garantir BD», apresentado pela cooperativa editorial A Seita e apoiado pelo programa Garantir Cultura/Compete 2020. Este projecto de edição, desenhado como forma de ajudar o sector a resistir aos efeitos da pandemia durante 2021 e 2022, foi pensado com autores nacionais e para os autores nacionais. Inclui um total de oito livros de BD, mas também sobre BD. Proposta de celebração a que se junta também a criação de mecanismos que possam agora ajudar à internacionalização desses autores e do património nacional de BD.
Editora: A Seita
Sem Comentários