Já não entra mais ninguém. Desde há alguns dias está irrevogavelmente fechado o cartaz do Vodafone Mexefest que, a 27 e 28 de novembro, vai tomar conta da Avenida da Liberdade e arredores alfacinhas. Um festival que, uma vez mais, apresenta algumas novidades, como novos espaços de concertos, a proposta de alguns roteiros por parte de reputados musicólicos ou o Vodafone Blackout Room, uma experiência que quer mexer com os sentidos de luz apagada.
Quanto ao cartaz, este fica completo com as seguintes confirmações: Beautify Junkyards, Best Youth, Cave Story, Ciência Rítmica Avançada (curadoria por Rui Miguel Abreu): Bison & Squareffekt, Roger Plexico, Nerve e Dj Firmeza, Coletivo Bomba de Oxigénio: Tiago Santos, Carlos Cardoso, Ricardo Guerra e Mary B, El Salvador, Flamingos, Holy Nothing, Jenny Hval, Meu Kamba Live, Pás de Probléme, Rita & O Revólver, Salvador Sobral, San Holo, The Babe Rainbow, The Sunflowers. Muitos nomes nacionais, reforçando a aposta na música portuguesa do Festival e as estreias em Portugal de Jenny Hval, San Holo e The Babe Rainbow. A distribuição dos artistas por dias e salas e os horários de todas actuações estão disponíveis no site oficial e na app Vodafone Mexefest, disponível para Android no Google Play e para iOS na App Store. Os horários podem ser consultados aqui.
A descoberta de espaços por norma fechados ou onde não é habitual decorrerem espetáculos tem sido um dos grandes atractivos do Vodafone Mexefest, e este ano a descoberta continuará com a estreia no roteiro do Festival da antiga piscina do Ateneu Comercial de Lisboa, agora conhecida como Tanque, com o palco colocado literalmente dentro da piscina. Outra estreia é a Sala 3 do Cinema São Jorge, que irá receber o Vodafone Blackout Room. De saudar é o regresso ao Teatro Tivoli BBVA, espaço emblemático da cidade que já recebeu alguns dos melhores concertos de edições passadas. Estas salas juntam-se às já conhecidas nas edições anteriores: Cinema São Jorge – Salas Manuel de Oliveira e Montepio, Sala Super Bock – Garagem EPAL, Sala Delta – Palácio Foz, Estação Vodafone FM – Estação Ferroviária do Rossio, Ateneu Comercial de Lisboa, Sociedade de Geografia de Lisboa, Coliseu dos Recreios, Igreja de S. Luis dos Franceses, Casa do Alentejo e o Vodafone Bus. O mapa das salas pode ser consultado AQUI.
Outra das novidades da edição deste ano será o Vodafone Blackout Room. Na Sala 3 do Cinema São Jorge, tempo e espaço ganham uma nova perspectiva com concertos às escuras, que apelam a uma experiência puramente sensorial. Ainda não se conhecem os artistas que responderam à chamada.
Tendo em mente que muitas vezes o mais complicado é traçar um plano de ataque musical, a Vodafone convidou cinco personalidades de destaque no panorama artístico/cultural nacional, que em comum têm uma enorme paixão pela música, para além de um conhecimento profundo do festival:
Inês Meneses, radialista e comunicadora: sob o tema ‘A música mexe na cidade’, vai escrever um texto que será projectado na Praça dos Restauradores, junto à Grafonola Vodafone Mexefest;
Joaquim Quadros, locutor da Vodafone FM e especialista em música indie: vai sugerir músicas de novas bandas portuguesas, que podem ser descarregadas gratuitamente através de QR Codes disponíveis no Estúdio Vodafone FM;
Rui Miguel Abreu, jornalista, radialista e divulgador de música nova: associa-
-se ao Vodafone Mexefest com o Mercado de Música Independente (localizado no Picadeiro Real do Antigo Colégio dos Nobres, Museu de História Natural e da Ciência, das 12h00 às 19h00), uma iniciativa promovida por si com a Junta de Freguesia de Santo António, que tem lugar nos dias do Festival, entre as 12h00 e as 19h00, no Picadeiro Real do Antigo Colégio dos Nobres, espaço integrado no Museu de História Natural e da Ciência. Durante as tardes do festival haverá showcases – programa a divulgar brevemente – e as editoras presentes oferecerão 10% de desconto a todos os portadores de bilhete para o Festival;
Paulo Segadães, fotógrafo, realizador e baterista de The Legendary Tigerman: pela Avenida serão expostas fotografias de sua autoria, integradas numa série intitulada ‘A música mexe na cidade’, colocadas em mupis especiais na Avenida da Liberdade entre a Praça dos Restauradores e o Cinema São Jorge;
André Tentúgal, realizador e mentor dos We Trust: vai realizar uma curta-
-metragem sob o tema ‘A música mexe na cidade’, que será exibida na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge nos intervalos entre os concertos.
Através do Vodafone Band Scouting, o festival volta a apostar na descoberta de novas sonoridades e de novas bandas com o lançamento do casting da edição de 2015. O júri será composto por elementos da Música no Coração, Vodafone FM e da editora Pontiaq, e selecionará oito projectos que irão tocar ao vivo na estação de Metro do Cais do Sodré, no dia 20 de novembro a partir das 18h00. As duas bandas escolhidas serão convidadas a abrir o palco da Estação Vodafone FM nos dias 27 e 28 de novembro, respectivamente, integrando a programação do Vodafone Mexefest. No dia 2 de dezembro será revelada a banda vencedora, que terá como prémio a edição de um álbum pela editora Pontiaq.
Um dos palcos de maior frenesim e loucura espontânea nas edições do Festival é o Vodafone BUS. Este autocarro, que assegura as viagens pela Avenida da Liberdade, entre o Marquês de Pombal e os Restauradores, transporta também música ao som dos concertos de novos artistas: The Sunflowers no dia 27 e Pás de Problème no dia 28.
No que diz respeito às ondas hertzianas, A Vodafone FM será mais uma vez a rádio oficial do Festival. O estúdio volta a localizar-se frente ao Cinema São Jorge para transmitir, em primeira mão, entrevistas e conteúdos exclusivos das bandas que compõem o cartaz do Vodafone Mexefest.
Para os que não querem andar como se não houvesse amanhã estão disponíveis os Vodafone Shuttles, que assegurarão a circulação entre as várias salas. A utilização é gratuita para quem tiver pulseira do Festival. Venha a festa!
Cartaz completo:
Akua Naru; Anna B Savage; Ariel Pink; Benjamim; Beautify Junkyards; Benjamin Clementine; Best Youth; BLOCO: Tropkillaz, Karol Conka, Mahmundi; Bombino; Bully; Cachupa Psicadélica; Castello Branco; Cave Story; Chairlift; Ciência Rítmica Avançada (curadoria por Rui Miguel Abreu): Bison & Squareffekt, Roger Plexico, Nerve e Dj Firmeza; Coletivo Bomba de Oxigénio: Tiago Santos, Carlos Cardoso, Ricardo Guerra e Mary B; Da Chick; Demob Happy; Do Amor; Ducktails; El Salvador; Flamingos; Georgia; Glockenwise; Holy Nothing; Janeiro;
Jenny Hval; LA Priest; Márcia; Meu Kamba Live; Nicolas Godin; Pas de Problème; Patrick Watson; Peaches; Petite Noir; Rita & O Revólver; Roots Manuva; Salvador Sobral; San Holo; Selma Uamusse; Seven Davis Jr; The Babe Rainbow; The Sunflowers; They’re Heading West e os convidados Afonso Cabral, Bruno Pernadas, Capicua e Nuno Prata; The Parrots; Titus Andronicus; Tó Trips; Villagers
Informação sobre bilhetes:
Preço
Até 26 de Novembro: 45€
Nos dias 27 e 28 de Novembro: 50€
Locais de Venda:
Facebook Música no Coração, Blueticket – Call Center 707 780 000, lojas FNAC, lojas Worten, El Corte Inglês (Lisboa e V. N. Gaia), Centros Comerciais Dolce Vita (Amadora, Porto, Vila Real, Ovar, Coimbra e Funchal), Casino de Lisboa, Galerias Campo Pequeno, Abep, Estações de Correios, lojas Media Markt, Turismo de Lisboa, Bilheteira Online, Ticketline, Coliseu dos Recreios, Festicket.
Sem Comentários