“Pela Noite Fora” (Fábula, 2022) é um livro premiado e aclamado pela crítica. É um álbum mágico. Magnifico. Encantador. Leitores de várias idades, amantes de caminhadas e apaixonados pela natureza irão deliciar-se com a aventura de uma família, numa extraordinária noite de verão.
“Acordem, meninos, temos de ir para chegarmos a tempo!”. A aventura está prestes a começar. Os meninos, meio acordados, meio adormecidos, sem trocar uma única palavra, levantam-se da cama e preparam a saída. Já na rua, verificam que tudo é diferente. Parado. Silencioso. Misterioso. O cantar dos grilos, o cheiro madressilva, o aroma intenso da erva seca, os silêncios da aldeia adormecida ficam para trás e passo a passo, a família caminhante avança com todo o cuidado e, embalada “pelo sussurro das folhas”, entra no bosque. A lua reflecte no lago, o “coaxar das rãs” obriga a uma breve paragem para apreciar a beleza envolvente, e “o imenso céu estrelado tira-nos o fôlego”. Ao longo da caminhada há detalhes por descobrir, sensações, aromas e sons por decifrar. O tempo urge. Há que avançar até ao cimo da colina, alerta a mãe. De passo acelerado alcançam o topo e… “Uaaaau!”, que experiência incrível!
Incrível é também a experiência de observar a capa do livro. Qual a razão de cada letra do título ser desenhada por pequenos pontos? Porque estão a subir a colina? Porque o fazem de noite e não de dia? Onde vão? Estas e muitas outras questões poderão ser colocadas. Em cada página há a esperança de encontrar algumas respostas, mas o mais significativo é o deslumbramento da ilustração. O tom de azul combina com o elegante traço a lápis. Página após página, o leitor é convidado a entrar no jogo do escuro e do claro, ao mesmo tempo que acompanha a família na caminhada e, simultaneamente maravilhado e surpreendido pela paisagem, se diverte na descoberta dos sons e dos cheiros.
Os mistérios do mundo vão sendo desvendados. Olhamos e vemos um mundo diferente. Atentos aos pormenores, reparamos no cão que caminha pelas ruelas da aldeia, no gato que segue sorrateiramente os passos da mãe, no texugo meio escondido na erva do pequeno prado, no veado curioso à entrada do bosque, no casal de ratos na colina ou no pássaro que observa a harmonia família.
Este é um álbum poético. Um elogio à família e à Natureza, mas também ao prazer de desbravar o desconhecido e aos bons momentos em família. Um belíssimo livro.
Marie Dorléans é autora e ilustradora. Estudou na Escola de Artes Decorativas de Estrasburgo e tem publicado vários livros. Os seus álbuns reflectem a forma particular como vê o mundo e a vida quotidiana, entre o absurdo e a fantasia. “Pela Noite Fora” ganhou o Prix Landerneau na categoria de melhor livro infantil e foi eleito um dos melhores livros infantis ilustrados de 2021 pelo New York Times e pela New York Public Library.
Sem Comentários