Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sobre a colecção
Todos os dias nos questionamos sobre a alimentação. O que comer? Quando comer? Quanto comer? Como confeccionar? Como reaproveitar? Para crescer? Para poupar? Para poluir menos? Para ser saudável? As respostas reúnem-se num conceito urgente: literacia alimentar, isto é, conhecer, saber fazer e aplicar.
Em Portugal, os hábitos alimentares estão em quinto lugar entre os fatores de risco de perda de anos de vida saudável. Daí a importância da literacia alimentar e desta colecção de livros, dedicada à alimentação e à nutrição.
Títulos e autores
#1 Literacia Alimentar: Decisão Informada | Joana Sousa
De leitura obrigatória, este primeiro ensaio fornece estratégias de planeamento e gestão, seleção, preparação e consumo, essenciais para que o leitor faça escolhas esclarecidas, promotoras de saúde e atentas aos maiores desafios do presente.
—
Joana Sousa é uma nutricionista licenciada pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (2001), onde iniciou a sua carreira na área académica (2001). Especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública pela Ordem dos Nutricionistas (2020), é, desde 2017, professora auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Desenvolve, desde 2001, atividade no ensino e na investigação, com enfoque na nutrição e saúde pública, na epidemiologia nutricional e na nutrição comunitária, com especial interesse no papel da alimentação e nutrição como promotores da saúde ao longo do ciclo de vida, desde a concepção até à adolescência. Nasceu em Lisboa, em 1979.
#2 Alimentação e Nutrição nos Primeiros 1000 Dias de Vida |Maria Ana Kadosh
Como e o que deve a grávida comer? Quais os benefícios da amamentação? Como e o que deve o bebé comer? Os primeiros 1000 dias de vida, entre a gravidez e os dois anos da criança, são decisivos para o crescimento e o desenvolvimento saudável dos bebés e para a prevenção da doença na idade adulta. Este livro explica porquê.
Assente em evidências científicas e na prática clínica da autora, além de repleto de exemplos práticos, este é um guia indispensável para os pais. Muito claro e fácil de ler, ajuda-os a desfazer mitos, fornece-lhes recomendações alimentares e nutricionais para a gravidez e promove a diversificação alimentar, com múltiplas estratégias para dar resposta ao enorme desafio de manter uma dieta familiar saudável para a vida.
—
Médica, Maria Ana Kadosh está a fazer a sua formação específica em Medicina Geral e Familiar. Começou por se licenciar (2008) e doutorar (2016) em Nutrição, na área do consumo alimentar infantil, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde é professora auxiliar convidada desde 2018. Dedica-se ao estudo e à investigação na área da alimentação e nutrição maternoinfantil. Trabalhou como nutricionista no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa e colaborou em vários projetos nacionais e internacionais na área da gravidez, amamentação e malnutrição infantil.
#3 Obesidade: Uma Questão de Peso | José Camolas
Quanto pesa a obesidade na saúde individual e colectiva? Existe uma dieta ideal e universal capaz de a vencer? Quais as intervenções nutricionais mais adequadas? A carga genética é um fator de predisposição? E o prazer de comer? Este livro oferece respostas fundamentais para um combate esclarecido e eficaz à obesidade.
No início do milénio, a Organização Mundial da Saúde designou a obesidade como a epidemia global do século XXI. Portugal, onde mais de metade dos adultos e um terço das crianças terão peso em excesso, foi um dos primeiros países europeus a atribuir-lhe o estatuto de doença crónica. Através de uma análise crítica e de evidência científica, este livro pretende contribuir para mudanças ao nível da literacia, da prevenção e do tratamento da obesidade. Porque esta é, de facto, uma urgência de peso.
—
José Camolas é nutricionista de profissão e por convicção. Especialista em Nutrição Clínica, desenvolve atividade no Serviço de Endocrinologia do Hospital de Santa Maria, CHULN e nos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa. Mestre em Nutrição Clínica e doutorado em Doenças Metabólicas e do Comportamento Alimentar, é professor auxiliar convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e da Egas Moniz School of Health & Science, desempenhando ainda funções docentes e de coordenação científica em outras instituições. A obesidade é um dos seus principais temas de investigação, contando com diversos trabalhos publicados e participações em eventos científicos nacionais e internacionais.
#4 As Dietas da Moda: Impactos Clínicos | Ana Brito Costa
É possível perder peso de forma rápida e segura? Quais são os regimes de emagrecimento mais em voga? Como surgem? Com que validação científica? Serão eficazes? Com que efeitos e riscos? Este livro diz-lhe tudo o que sempre quis saber (inclusive respondendo a questões que já colocou, sem que tivesse obtido informações consistentes) sobre as dietas da moda.
Um estudo recente indica que 52 % das mulheres portuguesas com peso normal sentem que têm peso excessivo. Projectado em artistas e celebridades, o ideal físico actual é praticamente inatingível. Em simultâneo, a obesidade aumenta, tendo-se tornado uma epidemia do século XXI, e as dietas «milagrosas», adoptadas sem a necessária informação, multiplicam-se. Este livro explica o que realmente se sabe sobre a perda de peso e as dietas da moda, e lança um apelo importante: vamos reaprender a comer!
—
Ana Brito Costa é licenciada em nutrição e especialista em nutrição clínica, exerce actividade assistencial em contexto hospitalar, tem desenvolvido a sua actividade científica sempre comandada pelas exigências e desafios da prática clínica. Conta com várias publicações nacionais e internacionais com arbitragem científica e comunicações em eventos científicos. Doutorada em Ciências da Vida, ramo de Investigação Clínica, exerce actividade pedagógica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o que permite conciliar os seus dois mundos de eleição: a saúde e o ensino.
#5 Alimentos de Hoje | Catarina Sousa Guerreiro
O que devemos incluir na alimentação para que esta seja o mais sadia possível? Que alimentos não podem mesmo faltar? O que é o padrão alimentar mediterrânico? Será que o praticamos? Em que consiste? Como pode o consumidor fazer uma escolha informada aquando da selecção alimentar?
Hoje, existem à nossa disposição alimentos que são verdadeiros tesouros e que podem, de forma acessível, contribuir para sermos mais saudáveis. Este livro parte de uma selecção de 15 desses alimentos, com valores nutritivos excecionais e efeitos fisiológicos benéficos para o organismo. Entre eles estão, por exemplo, o café e o chocolate preto. Surpreendido? Então, venha conhecê-los em pormenor e desfrute deles — pela sua saúde.
—
Catarina Sousa Guerreiro é nutricionista com especialidade em nutrição clínica pela Ordem dos Nutricionistas, é professora associada de Nutrição da Faculdade de Medicina de Lisboa, com intensa actividade pedagógica junto de estudantes de Nutrição, mas também da área médica. Em paralelo, exerce actividade clínica, actualmente no grupo Luz Saúde.
Já colaborou em diferentes projectos de investigação, tendo publicado vários artigos científicos, em revistas nacionais e internacionais de especialidade. As suas áreas de interesse centram-se no estudo do impacto da nutrição sobre o risco e o desenvolvimento de doenças crónicas inflamatórias, em especial as intestinais e reumatológicas.
Editora: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Sem Comentários