“Tudo o que Quiseres” (Planeta Tangerina, 2022) é um convite ao desenho. A autora, Madalena Matoso, dá pistas, ideias mas, a partir do momento em que o leitor tiver o livro nas suas mãos, é ele quem manda.
Desenhar o quê? Tudo o que a imaginação permitir. É pegar nos lápis, de carvão ou de múltiplas cores, e começa a traçar, rabiscar, tracejar e desenhar. Apagar e voltar a desenhar. Dar cor à imaginação. Desenhar e voltar a desenhar. Praticar. Desenhar “ramos, folhas, troncos, cascas, musgo, pássaros, ninhos, esquilos, tocas, frutos, flores, aranhas, teias”. Ou peixes e conchas, ouriços ou alforrecas, olhos, narizes, bocas, pernas e pés. Quem gostar de cidades poderá idealizar “ruas, árvores, carros, semáforos, candeeiros, pessoas, outras casas”, ou ainda imaginar as mais fantásticas “portas, janelas, telhados, varandas, cortinas”. Se tudo isto já estiver desenhado, poderá construir-se uma belíssima sala, com uma longa mesa, cadeiras, estantes, livros e cadernos, convidando os amigos a entrar.
Todo o livro é apresentado num tom monocromático: branco e roxo. A cor branca apela à candura e à inocência, enquanto o roxo invoca a emoção, a colaboração e a transformação. Afinal, desenhar não será transformar o interior no exterior, o invisível no visível? Um livro extraordinário, para exercitar a leitura e a imaginação, no qual o leitor poderá desenhar sozinho ou na companhia de amigos ou familiares.
Madalena Matoso é licenciada em Design de Comunicação, pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, e tem uma pós-graduação em design gráfico editorial pela Universidade de Barcelona. É ilustradora. Em 1999, criou o Planeta Tangerina com três amigos. Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração em 2008 e 2018 e menções especiais em 2006, 2007, 2009 e 2014; o Prémio Ilustração de Livro Infantil Festival de BD Amadora em 2008 e 2011; o Prémio Autor SPA/Livro infanto-juvenil em 2015. Os originais do livro “Não é Nada Difícil – O Livro dos Labirintos” foram seleccionados para a exposição de ilustração da Feira Internacional do Livro Infantil/Bolonha 2018. Este livro recebeu também uma Menção Honrosa, na categoria “Children’s Picture Books” na Feira de Direitos de Nova Iorque. O livro “Montanhas” recebeu uma menção especial do júri na Feira de Bolonha na categoria Arte, Arquitectura e Design (Bologna Ragazzi Awards 2018). O livro “Para que Serve?” recebeu uma menção especial na Feira de Bolonha na categoria Não Ficção (Bologna Ragazzi Awards 2022).
Sem Comentários