Taro Gomi, aclamado artista, autor e ilustrador japonês, brinda-nos com mais um livro inspirador. “Quero Tanto Estar Contigo” (Orfeu Negro, 2022) é uma história divertida, recordando a alegria dos mais pequenos no jogo da cabra-cega. Uma história simples, mas não simplista.
Certo dia, Michiko e a sua avó tiveram a mesma ideia. Michiko acordou e quis visitar a avó e, nesse mesmo dia, a avó acordou e quis ir ver a Michiko. A avó saiu de casa para abraçar a sua neta. A Michiko saiu de casa para visitar a sua querida avó. Uma foi de comboio e a outra de autocarro. “Oh, não! – exclamou a avó”, quando percebeu que a neta tinha feito o caminho inverso. Seria possível? Mais uma vez, avó e neta tiveram a mesma ideia e puseram-se de novo a caminho. Desta vez, a avó foi de táxi para chegar rápido e a pequena Michiko apanhou boleia numa carrinha. Será que vão conseguir encontrar-se? Página a página, nós, leitores, assumimos o papel de observadores, acompanhando os encontros e desencontros de avó e neta.
As guardas, iniciais e finais, num tom rosa, sem padrão, invocam harmonia e ternura, sem esquecer a infância. As ilustrações expressivas de Taro Gomi, autor e ilustrador, evidenciam a importância da família, da felicidade, de estarmos uns com os outros e quão grande é o valor de um abraço. Um livro para todos os avós e netos, feito de afectos e encontros felizes.
Entre várias distinções, Taro Gomi recebeu o Prémio Internacional de Ilustração da Feira do Livro Infantil de Bolonha e o Prémio Sankei de Literatura Juvenil e Cultura Editorial.
Sem Comentários