Um estado natural, outrora uma doença melancólica. A melancolia, incompreendida ao longo dos séculos, chega ao século XXI e é actualmente definida como um estado, uma forma de vida, uma questão de perceção. Mas será “Melancolia em Tempos de Perturbação” (Quetzal, 2022) um livro sobre doenças mentais, estados depressivos ou bem-estar emocional? Não. É muito mais que isso.
Joke Hermsen apresenta-nos a melancolia de forma aprofundada, explícita e pormenorizada e, com base na sua descrição, justifica o estado político e social da actualidade, passando pelo comportamento dos Governos, pela resposta da sociedade, pela transformação do medo em ódio – levando-nos inclusivamente aos motivos por que a continua a extrema-direita a crescer.
Filósofa e especialista em Hannah Arendt, sobre quem discorre apaixonada e longamente, Joke J. Hermsen explica a melancolia e todas as suas variantes e consequências. Porque é que os políticos apostam em fomentar o medo? Qual o papel de cada uma das pessoas para contrariar essa tendência e ter um papel mais activo na sociedade, sendo efectivamente ouvido? Quando se torna a melancolia em depressão? E em medo, ou raiva? De que forma podemos manter viva a criança dentro de nós? E como entramos diariamente em contacto com ela, sem que o saibamos? Qual é, afinal, o papel da esperança? Até agora, o livro do ano.
1 Commentário
who translated this book to Portuguese? was it translated from Dutch? English? Spanish?